• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Balcão Único
  • Banner Pão de Ul: Uma profissão com história
  • Banner Projeto A NOSSA FREGUESIA...
  • Banner Bupi
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Portugal 2020
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Dia 16 de Setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

Oliveira de Azeméis

O Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono foi designado pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1994 para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.

Inicialmente assinado por 46 países, o Protocolo de Montreal foi sendo alvo de emendas e aditamentos ao longo dos anos. Em Dezembro de 1999, a Declaração de Pequim, aprovada durante a reunião dos subscritores do Protocolo de Montreal, reafirmou o compromisso de 175 governos, organizações internacionais, indústrias e outros grupos de conseguir a eliminação progressiva dos produtos químicos que destroem a camada de ozono da estratosfera.

Desde essa data que os vários países dedicam este dia à promoção de actividades compatíveis com os objectivos do Protocolo de Montreal e das suas alterações.

A camada de ozono é um frágil escudo feito de gás que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta.

Tratou-se da mais significativa reacção internacional a descobertas divulgadas no final da década de 80 sobre o “buraco do ozono”, que davam conta da existência de declínios dramáticos nas concentrações de ozono sobre a Antárctica.

Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono.

O Sol envia diariamente para a Terra a sua energia sob a forma de radiações. A camada de ozono, situada na estratosfera entre 10 a 50 quilómetros acima da Terra, absorve a radiação ultravioleta B, nociva para a saúde e o ambiente.

PERIGOS RESULTANTES DA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO

No Ambiente: Destruição das colheitas; Desaparecimento de alguns seres vivos, alterando as cadeias alimentares.

No Homem: Aumento do cancro da pele; Aumento da cegueira; Enfraquecimento do sistema imunitário.

As previsões mais recentes indicam que os níveis de ozono na Primavera da Antárctida deverão começar a aumentar em 2010. Já as oscilações de espessura da camada de ozono no Árctico são altamente variáveis e difíceis de prever, mas um evento semelhante à depleção da camada de ozono da Antárctida parece pouco provável, segundo os peritos.

COMO PROTEGER A CAMADA DE OZONO

A protecção da camada de ozono passa também pelos cidadãos, que devem garantir que não estão a utilizar produtos ou equipamentos (por exemplo frigoríficos ou balcões frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, extintores de incêndios, inaladores para asmáticos) onde ainda se utilizem substâncias nocivas.

Qual pode ser o contributo de cada cidadão para preservar a camada de ozono?

Troca de lâmpadas: Se trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas não produz, no mínimo, 400 quilos de dióxido de carbono por ano.

Deixar o carro na garagem: Cada 10 quilómetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono. Cada litro de gasolina liberta 2.5 Kg de dióxido de carbono.

Reciclagem: Acredite ou não, se reciclar apenas metade do seu lixo estará a contribuir para uma redução de cerca de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais.

Plásticos e embalagens: Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.

Ar Condicionado: Com um simples ajuste, baixar a temperatura 2 graus no Inverno e subir 2 graus no Verão poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais.

Árvores: Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias.

Aparelhos electrónicos: Com o simples acto de desligar aparelhos electrónicos que não estão a ser usados, poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano. Se for comprar um frigorífico novo, opte por um que não use CFC's prejudiciais à camada do Ozono.

Na compra de aerossóis, artigos de refrigeração ou espumas, certificar-se que não têm CFC's;

Em vez dos "sprays", optar por produtos "roll-on" ou "stick" e desodorizantes que sejam amigos do ambiente;

Preferir produtos que respeitem o ambiente.

No Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono tente reflectir e contribuir para a saúde do planeta Terra e de todos nós.

Preserve o meio ambiente, aqueles que o rodeiam e a sua saúde.

  • Facebook Instagram Youtube TeMA Arquivo Municipal
  • Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette
  • Parque Temático Molinológico Azeméis Educa IPORTO Iporto - Agendas Academia de música
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]