Colóquio intitulado “Cooperação e desenvolvimento humano" assinala o Dia Internacional da Cooperação

Data: 07/07/2015
Intervenientes no Colóquio

A Câmara Municipal levou a efeito um colóquio intitulado “Cooperação e desenvolvimento humano: o valor do voluntariado”, que teve lugar no dia 6 de julho, segunda-feira, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Incluída no Programa Municipal do Ano Europeu, esta iniciativa teve como principais objetivos valorizar o papel do voluntariado e das ONGD no âmbito da cooperação para o desenvolvimento; promover a partilha de testemunhos de pessoas  que dão o melhor de si para ajudar outros povos e comunidades a alcançar um maior desenvolvimento e dignidade humana e sensibilizar a comunidade para as políticas de desenvolvimento e para a luta contra a pobreza.

Para a Vereadora da Ação Social, Dr.ª Gracinda Leal, que presidiu a abertura da atividade, “mais importante que as organizações que atuam na área da cooperação, são também aquelas que com a força do voluntariado e da ação cívica e missionária, lutam pela inclusão social e combate às desigualdades sociais na educação, saúde, justiça, desenvolvimento económico e igualdade de género”.

Projetos desenvolvidos em Timor, S. Tomé e Príncipe e Moçambique foram dados a conhecer pelos intervenientes, destacando-se:

Clarisse Silva, voluntária do Grupo de Ação Social do Porto (G.A.S. Porto), residiu 7 anos em Timor-Leste, e foi responsável pela implementação, coordenação e acompanhamento do Projeto “Uma Casa Aberta às Crianças: Jardim de Infância “As Sementinhas” e ATL “Escola do Amor”, situados na vila de Aileu, mais concretamente, na quarta montanha à esquerda, quem vem de Dili.

Clara Almeida, voluntária da Paróquia de Carregosa, apresentou o Projeto “Casa Fiz do Mundo”, Missão Humanitária que um grupo de colaboradores da comunidade católica de Carregosa tem realizado em São Tomé e Príncipe, com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Sérgio Cabral e Carlos Magalhães apresentaram a Missão desenvolvida pelos Leigos da Boa Nova em Moçambique, grupo de voluntários/as cristãos/ãs, membros da organização não-governamental de desenvolvimento OMAS (Obra Missionária de Ação Social), instituição particular de solidariedade social criada em 1992.

Das várias intervenções e da partilha aberta e sincera de experiências de vida e de missão no âmbito de projetos de desenvolvimento humano, destacam-se os pontos em comum, a força de dar o melhor de si para colaborar na transformação da sociedade e na remoção das causas da injustiça no mundo, com um profundo respeito pela dignidade da pessoa humana, e com um sentido de dádiva e espírito humanitário e de voluntariado profundamente enraizados nos mais altos valores de cidadania.