Rede Local de Intervenção Social do concelho já está em funcionamento

Data: 10/12/2015

A sessão de apresentação do projeto da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) do concelho de Oliveira de Azeméis decorreu ontem (dia 09 de dezembro), na Fundação Manuel Brandão, em Cucujães.

A iniciativa da Fundação Manuel Brandão, uma parceria com a Câmara Municipal, contou com a presença do diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Rui Cruz, do presidente da junta de freguesia, Simão Godinho, do presidente da Fundação, Domingos Ferreira, e da vereadora da Ação Social, Gracinda Leal, para quem «a Rede Local de Intervenção Social assenta numa lógica de operação articulada e integrada de entidades com responsabilidade no desenvolvimento da ação social».

De acordo com a autarca, «a RLIS pretende promover a implementação de novos mecanismos de atuação em resposta às necessidades sociais do concelho de Oliveira de Azeméis».

A Rede Local de Intervenção Social presta atendimento e acompanhamento social aos cidadãos e às famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade.

Pretende ainda dinamizar o território do concelho, e intervir socialmente social para a melhoria das condições de vida e do bem-estar das populações, que facilite a inclusão e reforce a coesão social.

«A Rede, agora em funcionamento, tem como objetivos potenciar a concertação da atuação dos diversos organismos e entidades envolvidas ao assegurar a coordenação eficiente de todos os agentes, meios e recursos», afirmou Domingos Ferreira, presidente da Fundação Manuel Brandão.

Promover o desenvolvimento de mecanismos e estratégias de intervenção social; reforçar a plataforma de cooperação estabelecida com as instituições que localmente prestam respostas sociais no âmbito da ação social; promover plataformas de colaboração com as entidades com intervenção em áreas complementares no âmbito da ação social, previamente consensualizadas em sede de Comissão Nacional de Avaliação e Acompanhamento dos Protocolos e
Acordos de Cooperação (CNAAPAC); assegurar o acompanhamento social das situações de vulnerabilidade, nomeadamente através da gestão, a nível local, dos programas criados para esse efeito; assegurar os recursos necessários para fazer face às situações de crise e ou emergência social, bem como comprovada carência económica; promover iniciativas de experimentação social que se constituam como novas abordagens de resposta a problemas emergentes identificados nos territórios, são também os principais propósitos da Rede.