Projecto «Tardes maiores» aumenta auto-estima de duas dezenas de seniores

Data: 19/07/2011
Questões como a beleza, o auto-rejuvenescimento e a auto-estima estiveram em destaque na terceira sessão do projecto «Tardes Maiores»

Cerca de duas dezenas de seniores da freguesia de Cucujães, em Oliveira de Azeméis, aprenderam a cuidar do corpo e da mente no âmbito do Programa «Tardes Maiores», um projecto destinado a combater o isolamento sénior e a proporcionar a aquisição de competências.

A iniciativa, da responsabilidade da autarquia, reuniu os seniores para transmitir «truques» de rejuvenescimento do corpo e, simultaneamente, da mente, aumentando-lhes a auto-estima.

Beber água, praticar exercício físico, limpar e hidratar o rosto e cortar o cabelo periodicamente foram alguns dos conselhos apontados para atenuar o processo de envelhecimento.

A terceira sessão das «Tardes Maiores», subordinada ao tema «Cuide-se», pretendeu ser um espaço de partilha e troca de experiências que contou com a colaboração dos profissionais do Instituto de Beleza Olga Campos e Cabeleireiros Carla Coutinho.

Dos vinte participantes, dois foram presenteados com uma limpeza de rosto e outros dois com um corte de cabelo e maquilhagem.

«Numa altura em que a imagem vale mais do que mil palavras, é fundamental não descuidar a nossa imagem independentemente da idade que atravessamos», afirmou a vereadora do pelouro da acção social.

Segundo Gracinda Leal, «a autarquia vai continuar a apostar em iniciativas do género no sentido de promover e estimular o bem-estar da população idosa do concelho».

O projecto «Tardes Maiores» que arrancou na freguesia de Santiago de Riba-Ul e vai percorrer todo o concelho, inclui a realização de actividades ocupacionais, socioeducativas, culturais, recreativas e de lazer que contribuam para um clima de relacionamento saudável entre seniores combatendo o isolamento social.

• Fernanda, 77 anos, a receber uma limpeza de pele ao rosto