Parque Temático Molinológico recebe ave de rapina

Data: 13/10/2015

No sentido de assinalar o Dia Mundial do Animal (04 de outubro), a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Parque Biológico de Gaia (PBG), devolveu hoje à Natureza um Açor, uma ave de rapina da família Accipitridae.

A iniciativa, que decorreu no Parque Temático Molinológico, contou com a presença dos alunos de Centro Escolar de Ul.

O animal selvagem, resgatado no concelho de Santa Maria da Feira e tratado no Centro de Recuperação do Parque Biológico, foi agora restituído ao seu habitat natural.

Perante uma plateia composta por 60 crianças, o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, solicitou o respeito pelos animais e pelo meio ambiente.

De acordo com Isidro Figueiredo, «é importante proteger as espécies mais vulneráveis, educar as crianças para os direitos dos animais e promover as alterações necessárias para que todos os animais possam usufruir do seu habitat».

«A fauna e a flora são uma preocupação da autarquia», rematou.

Hugo Oliveira, do PBG, afirmou que «o Açor foi entregue ao parque há aproximadamente 2 meses depois de ter sido resgatado de um galinheiro e de se apresentar com alguns ferimentos».

A propósito da celebração do Dia Mundial do Animal, o técnico do Parque assegura que «é fundamental que nos preocupemos com a conservação da biodiversidade e que tenhamos comportamentos ambientais exemplares».

O Dia Mundial do Animal comemora-se desde 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos animais, e pretende chamar a atenção para as espécies em extinção, os maus tratos e a exploração dos animais.

A 15 de outubro de 1978 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos do Animal, publicada pela UNESCO e proposta por Georges Heuse, cientista e secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana.

Um Açor (ave de rapina) foi devolvido à natureza do Parque Temático Molinológico depois de ter sido resgatado.

Posted by Azeméis é Vida on Terça-feira, 13 de Outubro de 2015