Autarquia volta a assinalar o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica

Data: 19/11/2015

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis comemorou uma vez mais o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica com o objetivo de «promover e divulgar a importância destas tecnologias de informação no quotidiano da população», afirmou o vice-presidente da autarquia na sessão de abertura do GISday.

De acordo com Ricardo Tavares, «o Município reconhece a relevância destas ferramentas no dia-a-dia das pessoas, especialmente nos jovens, num mundo que se apresenta cada vez mais digital».

O GISday - Dia dos Sistemas de Informação Geográfica é um evento inserido na Geography Awareness Week que a National Geographic Society (EUA) promove desde 1987 com o objetivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica junto das escolas e comunidade científica e empresarial.

«Com as tecnologias as distâncias hoje em dia são relativas, não sendo necessário estar no concelho para o visitar», afirmou o presidente da autarquia.

Hermínio Loureiro falava diante de uma plateia repleta de jovens da Escola Secundária Soares de Basto, responsáveis pela apresentação do projeto «Nós propomos», uma iniciativa da Universidade de Lisboa, através do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Geográficos, em parceria com a ERSI-Portugal.

«É bom perceber que os jovens se envolvem e estão empenhados em dar sugestões de melhoria para a cidade. Trata-se de uma participação ativa», disse o autarca, para quem «todos somos poucos para valorizar os nossos territórios».

Segundo a organização, o encontro pretende fazer uma «retrospetiva da implementação desta tecnologia nos mais diversos organismos através da troca de experiências que permitam, no final, tirar conclusões para o seu futuro».

Os trabalhos, que decorreram na biblioteca municipal Ferreira de Castro tiveram início às 10 horas com um seminário online que debateu o «Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital e a adoção de Normas Abertas pela Administração Pública».

O Dia dos SIG ficou ainda marcado pela entrega de prémios às 3 melhores «geocaches» do concelho, no âmbito do concurso «Geocaching GISDAY 2015».

Esta foi a sexta vez que a autarquia assinalou o Dia, este ano com o tema «Descobrindo o mundo através do GIS».

Município assinala pelo 6º ano o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica com o objetivo de demonstrar o impacto desta tecnologia no quotidiano.

Publicado por Azeméis é Vida em Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015