Campanhas de sensibilização marcam Semana da Mobilidade em Oliveira de Azeméis

Data: 07/09/2010
O município de Oliveira de Azeméis adere, desde 2004, à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade

Nos dias 16 e 22 de Setembro a Câmara de Oliveira de Azeméis promove, junto da população, quatro campanhas de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

A iniciativa da Comissão Europeia (CE) é assinalada pelo município desde 2004 com o objectivo de despertar nos munícipes novas atitudes face ao ambiente.

O programa de 2010 aposta na sensibilização da população com as campanhas «Eco-condução», «Se o automóvel é a sua única alternativa, utilize-o protegendo o ambiente» e «Cumpra o código com civismo».

A primeira campanha de sensibilização, destinada aos funcionários da autarquia e aos automobilistas que atravessam as ruas pedonais Bento Carqueja e António Alegria, realiza-se a 16 e 22 e visa transmitir ao público algumas regras de eco-condução.

Nos mesmos dias sai para a rua a campanha «Se o automóvel é a sua única alternativa, utilize-o protegendo o Ambiente».

Segundo a autarquia, «pretende-se sensibilizar e informar os condutores do uso correcto do automóvel, quer na condução, quer na manutenção, de forma a adoptarem hábitos e comportamentos mais adequados que poderão contribuir para a redução do consumo de combustível e das emissões de carbono».

A campanha será disponibilizada no site do município, estando prevista a distribuição de folhetos informativos pelas quatro escolas de condução do concelho.

No dia 22, nos postos de abastecimento de combustíveis, é desenvolvida a campanha «Cumpra o código com civismo». Da parte da manha a sensibilização realiza-se entre as 09h00 e as 12h00 e, à tarde, entre as 14h00 e as 17h00. Entre as 09h30 e as 11h30 desse dia a autarquia realiza outra campanha nas ruas Bento Carqueja e António Alegria: «Dê descanso ao automóvel...o ambiente e a sua saúde agradecem».

A adesão da autarquia à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob a temática «Mobilidade mais inteligente, uma vida melhor», fica assinalada ainda com acções de prevenção rodoviária, da responsabilidade da GNR, atelier de transportes, caminhadas nocturnas, actividades desportivas, corrida de carros solares, em parceria com a EB 2,3 de Loureiro, e a distribuição de folhetos sobre alimentação saudável.

Entre os dias 20 e 22, no Largo da República, das 10h00 às 18h00, realizam-se rastreios visuais, auditivos, de glicémia além da medição da tensão arterial, índice de massa corporal, colesterol, podologia e ainda despiste de doenças dentais.

No dia 21, no mesmo local e numa colaboração com o Centro de Histocompatibilidade do Norte, realiza-se uma colheita de sangue de dadores de medula óssea entre as 10h00 e 14h00 e entre as 15h00 e as 18h00.

Ao longo da semana o comboio turístico circulará gratuitamente pelo centro urbano.

A melhoria da mobilidade urbana tem suscitado intervenções do executivo ao nível da pintura de passadeiras, eliminação de barreiras arquitectónicas, arranjo de pavimentos, rampas de acesso, relocalização das papeleiras de forma a não constituir um obstáculo a utentes de mobilidade condicionada e realização de um inquérito aos utentes dos Transportes Urbanos de Oliveira de Azeméis (TUAZ) para o alargamento do actual circuito.

Em seis anos de adesão à iniciativa da CE, os resultados mais visíveis das acções da autarquia centram-se no encerramento ao trânsito das ruas Bento Carqueja e António Alegria e na implementação da rede dos transportes urbanos.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) foi lançada a 19 de Abril de 2002 durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e pelo consórcio constituído pelas instituições Eurocities, Energie-Cités e Klima-Buendnis, que coordenam a organização europeia, com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia.