Ciclismo e música para todos nos dias 04 e 05 de agosto

Data: 05/06/2015

Oliveira de Azeméis anima volta a Portugal nos dias 4 e 5 de agosto.

Final de Etapa, Concerto Expensive Soul, Dia de Descanso e 9ª Etapa da Volta RTP Vitalis

Como já vem sendo habitual, o Dia de Descanso da Volta a Portugal é mesmo só para o pelotão e, ainda assim, os profissionais não dispensam o chamado descanso ativo. No âmbito de Oliveira de Azeméis – Cidade Dia de Descanso há muitas e diferentes iniciativas a acontecerem nos dias 4 e 5 de agosto.

Finalizada a sexta etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, as atenções centram-se na Volta à Noite que levará a Oliveira de Azeméis muita música e animação. A banda portuguesa Expensive Soul dá o mote musical com um concerto gratuito às 22hhoras, no Parque de La Salette.

Para os que ainda tiverem “pedalada” há a Festa da Volta no Magnólia Club (Zona Industrial de Oliveira de Azeméis) com muita música, mas também uma “jornada atlética”. Pouco depois da meia-noite, os mais resistentes e candidatos a sprinters serão colocados à prova: haverá duas bicicletas estáticas e a simulação de um percurso para fazer o mais rápido possível. Será um momento de muito ritmo, mas sobretudo divertido onde a convidada especial será, obviamente, a bicicleta… a não perder!

Na manhã seguinte, quarta-feira, 5 de agosto, é a vez dos cicloturistas se fazerem à estrada na 9ª Etapa da Volta RTP Vitalis. Esta iniciativa oferece aos amantes do ciclismo a possibilidade de experimentar, por um dia, o que é fazer parte daquele que é o maior evento desportivo de verão. A participação é aberta a maiores de 14 anos e existem dois percursos disponíveis com 100 e 73 quilómetros.

A distância mais curta tem um caráter exclusivamente de lazer, na versão mais longa os cicloturistas podem usufruir de uma seção final com cerca de 30 quilómetros percorrida em andamento livre, proporcionando acesa discussão pela vitória e oferecendo aos participantes uma “pitada” de competição. Ambos os percursos têm partida marcada para as 10 horas, na Av. D. Maria I, em Oliveira de Azeméis, local igualmente escolhido para a meta final. Esta jornada de ciclismo e convívio passa por alguns dos mais bonitos cenários do concelho, com vários quilómetros percorridos ao longo das margens da Ria de Aveiro.

A 9ª Etapa da Volta RTP Vitalis será também uma homenagem ao falecido corredor Bruno Neves, natural de Nogueira do Cravo, freguesia de Oliveira de Azeméis, onde os participantes poderão fazer uma paragem para abastecimento. Este ano a Etapa da Volta RTP Vitalis conta com a colaboração da Escola de Ciclismo Bruno Neves.

À 9ª Etapa da Volta RTP Vitalis junta-se, pelo segundo ano consecutivo, a Classe Vintage, que tem como objetivo promover o património histórico ligado à Volta a Portugal e ao ciclismo no mundo. Esta vertente da Etapa da Volta inspira-se na L'Eroica, um evento realizado em Itália e que é, na atualidade, o encontro de Ciclismo Vintage de maior referência mundial.

Todos os que tenham bicicletas de estrada antigas e que queiram reviver o espírito do ciclismo de outros tempos podem participar na Classe Vintage fazendo qualquer um dos percursos da Etapa da Volta. Os três primeiros classificados “vintage” que cumpram a distância maior da Etapa da Volta serão recompensados com um troféu.

O ciclismo é para todos e nesta festa da Volta a Portugal as crianças não são esquecidas sendo convidadas a participarem, no dia 5 de agosto, na 2ª edição da Mini Etapa da Volta. Os campeões de palmo e meio que tenham entre 6 e 14 anos podem participar neste mini passeio de cicloturismo e todos receberão uma t-shirt do evento. Os “mini-ciclistas” fazem-se à estrada às 9 horas na Av. D. Maria I, em Oliveira de Azeméis.

Nesta pequena aventura sobre rodas as crianças até aos 11 anos devem ser acompanhadas por um adulto que também terá de pedalar. É a oportunidade de juntar miúdos e graúdos na vivência de um passeio de bicicleta aconchegados pelas mesmas infraestruturas usadas em qualquer etapa da Volta a Portugal.

Mais informações aqui.