Cruz Vermelha Portuguesa de Cucujães abre loja solidária na cidade

Data: 07/09/2016
Projeto solidário elogiado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro

A delegação de Cucujães da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) inaugurou, no centro da cidade de Oliveira de Azeméis, uma loja solidária de venda de produtos a preços simbólicos.

O novo espaço veio substituir aquele que a instituição possuía no edifício-sede e é “mais uma fonte de receita e um instrumento de trabalho para que a entidade possa desenvolver a sua atividade”, afirmou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, na inauguração das instalações.

A loja está localizada no edifício do mercado municipal e foi cedida à CVP através de um protocolo assinado entre a autarquia e a instituição liderada por Simão Ferreira.

A preços que variam entre os 50 cêntimos e a meia dúzia de euros, qualquer pessoa pode adquirir produtos, na sua maioria usados mas em bom estado, ajudando financeiramente a Cruz Vermelha Portuguesa.

Quem pretender pode adquirir na loja vestuário, produtos de marroquinaria, brinquedos, calçado e pequenos eletrodomésticos, entre outros artigos.

A maior parte dos produtos à venda são peças usadas mas há também artigos novos sendo feita a triagem dos mesmos por voluntários.

“Decidimos que este local seria o ideal para transferir a loja solidária para uma zona central que pudesse servir mais facilmente toda a população do concelho já que a nossa ação não se circunscreve somente à freguesia de Cucujães”, afirmou Simão Ferreira.

O presidente da CVP de Cucujães esclarece que o objetivo “não é fazer concorrência ao comércio tradicional” e que “as doações de produtos podem ser feitas na loja ou na sede do organismo”.

O presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, defendeu ser importante que este tipo de instituições “tenham instrumentos e meios para dar resposta aos que menos têm e mais precisam” e a abertura do novo espaço é um bom exemplo.

“É bom que as pessoas se lembrem da Cruz Vermelha Portuguesa todos os dias apoiando-a porque ela é uma das instituições mais respeitadas desenvolvendo a missão nobre que todos conhecemos”, referiu, esperando que o núcleo de Cucujães venha a ter um papel ainda mais interventivo e preventivo na sociedade.

O autarca elogiou o “trabalho meritório” da instituição pelo que “a autarquia está aberta e disponível para continuar a ajudar sendo que estamos a cumprir a nossa missão”.

A Loja Solidária, localizada na rua engº Carlos Ribeiro, está aberta à terça e sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00 e à quarta-feira entre as 09h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00. Aos sábados está aberta ao público da parte da manhã (09h00-13h00).