Dia da proteção civil alerta o cidadão para riscos rodoviários

Data: 22/02/2013

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala a 1 de março, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, associa-se a esta efeméride com um programa de atividades que pretendem alertar o cidadão.

As ações, dirigidas ao público em geral, desenrolam-se entre as 09h00 e as 18h00, na Praça da Cidade, este ano sob o tema «O cidadão: o primeiro agente de proteção civil».

Demonstrações práticas de técnicas e equipamentos de proteção e socorro, técnicas de suporte básico de vida e a realização de uma exposição temática promovida pelas várias instituições que representam a comissão municipal de proteção civil, são algumas das iniciativas que marcam presença neste dia comemorativo.

Serão também organizadas ações de sensibilização relativas à prevenção rodoviária para a comunidade estudantil e a população sénior com o objetivo de alertar para os riscos rodoviários e promover uma atitude defensiva na condução.

Este ano, a novidade passa pela existência de um simulador de capotamento que permite rodar 360º sobre um eixo.

O equipamento pretende sensibilizar para a importância da utilização correta dos sistemas de retenção (cintos e cadeiras) e para os procedimentos de segurança em caso de acidente. Para além deste equipamento serão também disponibilizados simuladores virtuais de força de embate e de tempo de reação.

Haverá ainda, para as crianças dos quatro aos nove anos, o roadshow «Pára, olha, experimenta e aprende», onde é simulado o ambiente rodoviário para que os mais novos possam ter a perceção dos cuidados a ter na rua.

As atividades têm a colaboração da Comissão Municipal de Proteção Civil, do Automóvel Clube de Portugal (ACP), da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) e da Formação Ativa de Condução, Lda. (CR&M).

O Dia da Proteção Civil foi formalmente instituído em Portugal por despacho da tutela n.º 6915, de 21 de fevereiro de 2008.