Município investe 400 mil Euros em iluminação LED na cidade

Data: 15/10/2015

A Câmara de Municipal de Oliveira de Azeméis iniciou a colocação de 1341 luzes LED na iluminação pública da cidade.

A medida permite equipar as principais artérias com esta tecnologia, reduzir 37% do consumo energético nas zonas abrangidas e 6% no consumo total, o equivalente a 60 mil Euros por ano.

A intervenção, que resulta de um investimento de 400 mil euros, permite ainda que 50% da cidade passe a estar iluminada com LED.

Para além das poupanças na fatura, este tipo de equipamento é também amigo do ambiente.

“A instalação de luzes LED resulta de um processo iniciado em 2010. Hoje, com a última operação realizada, já temos 50% da cidade de Oliveira de Azeméis iluminada com esta tecnologia que promove a poupança nos consumos de eletricidade.

Queremos continuar a seguir este caminho, de forma a tornar o nosso Concelho cada vez mais amigo do ambiente. Este investimento tem impacto no dia-a-dia dos oliveirenses e projeta um futuro mais sustentável”, afirma Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Vão ser colocadas colocadas 1341 luminárias LED nas principais artérias da cidade de Oliveira de Azeméis. O investimento, no valor de 400 mil Euros, comparticipado com fundos do QREN (POVT- Programa Operacional Temático da Valorização do Território) e co-financiada pelo Fundo de Coesão, permite equipar 50% da cidade com luzes LED. A tecnologia prevê a poupança dos custos camarários com a iluminação: 37% de redução nos consumos das zonas abrangidos, 6% de redução no consumo global de energia por ano e poupança de 60 mil euros também por ano.

O impacto ambiental é também significativo, com a redução de 3495 toneladas de CO2 por ano (dióxido de carbono). E permite manter, nas zonas intervencionada, as luzes ligadas em todos os períodos. As luminárias, da marca PHILIPS, têm uma garantia de 10 anos e um ciclo de vida útil de 15 anos.

A autarquia de Oliveira de Azeméis começou a introduzir as luzes LED em 2010, nos semáforos, e em 2011, nas rotundas da cidade. Entre 2010 e 2014 levou a cabo projetos pilotos de iluminação pública com tecnologia LED em diversas avenidas.

Em 2013, a 68ª. Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em luz.

A iniciativa mundial tem como objetivos realçar a importância da luz na vida dos cidadãos e divulgar as variadas tecnologias disponíveis nesta matéria com impacto relevante na vida quotidiana.