Município orgulhoso com novo quartel de bombeiros

Data: 19/09/2011

O ministro da administração interna, Miguel Macedo, inaugurou o novo quartel dos bombeiros de Oliveira de Azeméis, uma obra superior a um milhão de euros que vem reforçar a sua capacidade de intervenção na sociedade.

«Qualquer investimento em meios da protecção civil representa sempre um passo em frente na defesa das populações», afirmou Miguel Macedo, referindo-se à importância da obra inaugurada.

Para o autarca de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, «as novas instalações são uma infra-estrutura de inegável qualidade que servirá todos aqueles que precisam de ajuda».

«Os bombeiros voluntários são quem melhor preconiza a missão de assegurar o apoio e a protecção de pessoas e bens em caso de necessidade», afirmou, garantindo que a autarquia continuará a contribuir para a dignificação social dos bombeiros».

«Estes nunca serão vistos como um problema pois farão sempre parte da solução já que ocupam um papel insubstituível na sociedade», disse.

Perante uma plateia de centenas de convidados e populares, o ministro da administração interna garantiu que «a segurança das populações ocupa um lugar cimeiro nas preocupações do Governo» pelo que, no sector da segurança, continuará a «reforçar, a investir, a modernizar e a reformar de forma a melhorar a competência das forças e dos serviços».

O membro do governo anunciou para esta semana a contratualização de 9,5 milhões de euros com 17 associações de bombeiros e três municípios do distrito de Aveiro.

Com esta assinatura o governo garante 145,9 milhões de euros de investimento na área da protecção civil ao nível de equipamentos, infra-estruturas e veículos de combate a incêndio e de socorro.

Segundo Miguel Macedo, «a nova casa vem melhorar a capacidade operacional dos bombeiros oliveirenses e as potencialidades do serviço que prestam a toda a população».

«Inaugurar este novo quartel é uma boa oportunidade para enaltecer o contributo da instituição e dos homens e mulheres, actores de histórias de coragem», afirmou.

O imóvel, um investimento superior a um milhão de euros, situa-se na entrada sul da cidade e a poente da avenida D. Maria I, num terreno com 14 mil metros quadrados.

«Esta obra é um marco histórico para a instituição que conta já com 105 anos de existência», afirmou Paulo Vitória, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis.

«Sinto-me orgulhoso por estrear esta obra inigualável», observou.

A cerimónia de inauguração ficou também marcada pela entrega da fénix de honra aos beneméritos António Rodrigues e Aldina Valente e aos bombeiros locais.

A comemoração teve a presença ainda de António Gomes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, António Valente, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, Duarte Caldeira, presidente do executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses e Jorge Oliveira e Silva, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis.