Oliveira de Azeméis recupera moinhos para centro de provas gastronómicas

Data: 28/11/2011
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis quer rentabilizar as actividades do Parque Temático Molinológico com a criação de um Centro de Provas Gastronómicas

O município de Oliveira de Azeméis vai ter um Centro de Provas Gastronómicas, um espaço que resultará da recuperação de dois moinhos de água situados no Parque Temático Molinológico (PTM) de Ul/Travanca.

A reabilitação dos dois edifícios, na margem direita do rio Ul, vai ser feita pela autarquia que viu já aprovada em Julho deste ano uma candidatura financeira ao PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural.

Segundo o projecto de intervenção, os pisos térreos dos dois edifícios serão destinados a espaços de moagem de cereais e os pisos superiores serão adaptados a um Centro de Provas Gastronómicas, ligado ao pão de Ul e ao descasque de arroz.

O objectivo da intervenção é complementar, dinamizar e rentabilizar as actividades do Parque Temático Molinológico abrindo aquele espaço a todos os visitantes.

«A autarquia tem vindo a apostar na melhoria do parque molinológico e o centro de provas gastronómicas enquadra-se nessa política de promoção e valorização», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.

«Esta é uma excelente forma de valorizarmos e promovermos os produtos regionais que nos diferenciam de outros municípios, associando o turismo a uma actividade ainda importante na economia local», explica.

O piso superior do moinho mais a norte será destinado ao fabrico diário do pão de Ul e da regueifa de canela, com carácter de demonstração ou prova, ou seja, o visitante pode assistir ao vivo à confecção, em forno tradicional a lenha, e depois provar aquelas iguarias num contexto natural.

A dinamização e o apoio técnico às actividades do centro serão da responsabilidade da Associação de Produtores do Pão de UL (APPUL).

No piso superior do moinho mais a sul, a autarquia pretende dar a conhecer ao público a actividade do descasque de arroz como actividade industrial doméstica que, mais tarde, viria a transformar a freguesia de Ul no principal centro de descasque do país, concentrando 70% da actual produção nacional.

A autarquia de Oliveira de Azeméis encara o centro de provas gastronómicas como «um ponto de desenvolvimento, atractividade e sustentabilidade do próprio parque», acreditando que, a nível económico, o novo espaço ajudará a dinamizar a área e a aumentar o número de visitantes.

No plano cultural, o novo espaço contribuirá para a preservação de «memórias, heranças e identidades colectivas em risco de extinção» ao envolver moleiros e padeiras no projecto, «contando as suas histórias de vida e mostrando o seu trabalho às gerações mais novas».

O Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis está inserido na Rota dos Moinhos de Portugal com uma oferta integrada de actividades culturais e de lazer para os turistas.