Presépio HFA brilha no Parque Temático Molinológico

Data: 18/12/2014
Presépio HFA em Ul

A casca de arroz e o vidro utlizados na concepção do presépio HFA, inaugurado esta terça-feira na aldeia de Ul, “emprestam uma beleza ímpar” ao trabalho, disse o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro.

“Além do simbolismo que o presépio representa nesta época do ano,  importa destacar que esta obra lindíssima foi concebida com recurso a materiais característicos de duas actividades relevantes na história industrial do município: o descasque do arroz e o vidro”, afirmou.

A peça foi construída pelos habitantes da Aldeia de Ul, sob a orientação do artista plástico Bruno Capucho, numa iniciativa enquadrada no projecto Há Festa na Aldeia, lançado em 2013 pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM).

“Queremos transformar no futuro, nesta altura do ano, o Parque Temático Molinológico numa Aldeia de Natal e, nesse sentido, com esta feliz iniciativa da ADRITEM estamos já a ensaiar essa nossa aspiração”, salientou Hermínio Loureiro.

Este presépio tradicional português, à escala humana, pode ser apreciado até ao dia 06 de Janeiro de 2015 no Parque Temático Molinológico, localizado na aldeia de Ul.

O presépio HFA conta com o patrocínio da Curvideia – carpintaria, Amorim Cork Composites, ELV (Empresa das Lousas de Valongo, SA), Vidros FOCO e Novarroz.

Além destes importantes apoios, colaboraram ainda com a ADRITEM a Câmara Municipal de Valongo, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Junta de Freguesia de Valongo, União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, Junta de Freguesia de Loureiro e a Associação do Parque Temático Molinológico (APTM).

"Há Festa na Aldeia" é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias, envolvendo de forma activa a população e estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.