Secretário de Estado do Desporto visita piscinas requalificadas de La Salette em Oliveira de Azeméis

Data: 10/07/2015

O Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, esteve hoje em Oliveira de Azeméis, onde teve a oportunidade de visitar as piscinas requalificadas de La Salette. O equipamento municipal foi alvo de profundas obras de requalificação. Adaptá-lo aos novos tempos e, sobretudo, dotá-lo de mais qualidade e maior sustentabilidade foi o objetivo da intervenção realizada, que teve um custo a rondar os 240 mil euros. A visita às piscinas foi antecedida de uma outra às obras do Centro de Atletismo do Núcleo de Atletismo de Cucujães e do Campo de Jogos Municipal da Vila de Cucujães, que representa um investimento de cerca de 800 mil euros, 347 mil na primeira fase. Está em curso uma candidatura a fundos comunitários.

Na deslocação a Oliveira de Azeméis, Emídio Guerreiro afirmou que «a câmara municipal de oliveira de azeméis tem a capacidade de proporcionar diferentes ofertas desportivas à juventude. Afirma-se com uma estratégia desportiva integrada e concertada, verificando-se boas práticas e inteligência política. Esta estratégia é claramente pelo desenvolvimento desportivo do concelho.»

Por seu turno, o anfitrião Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, declarou que "as piscinas municipais de La Salette são um equipamento histórico de Oliveira de Azeméis, enquadradas num parque centenário, ao serviço dos oliveirenses e de todos aqueles que nos visitam. A requalificação profunda permitiu modernizar o espaço e torna-lo mais acessível, funcional e cómodo. A aposta na racionalização dos custos e a nível energético também mereceu destaque na intervenção da autarquia.

As intervenções mais significativas verificaram-se no tanque principal, onde se reduziu o volume da água em 40%, uma alteração que permite simultaneamente poupança de água e os custos de manutenção do ponto de vista energético. Todos os tanques das piscinas foram impermeabilizados e executadas novas redes de circulação de água. A casa das máquinas foi totalmente renovada com equipamentos energeticamente mais eficientes e adequados à nova realidade.

Mas a preocupação com a poupança energética não se ficou apenas pela manutenção das piscinas, já que foi também instalado um sistema de aquecimento de águas sanitárias com capacidade para 90 banhos a cada quatro horas. Fator que reduzirá substancialmente os custos. Para além da remodelação dos tanques foram também intervencionados os pisos circundantes das piscinas e a vedação do equipamento foi substituída por painéis mais resistentes. Também os balneários e área de apoio foram requalificados com nova rede de águas, novos pavimentos antiderrapantes e os espaços redefinidos com estruturas modulares em material fenólico. A intervenção foi realizada de forma mista, ou seja, uma parte significativa dos trabalhos foram executados por administração direta e os trabalhos de maior complexidade técnica foram objeto de empreitada.

O Secretário de Estado visitou ainda o Campo de Jogos Municipal da Vila de Cucujães e do Centro de Atletismo do Núcleo de Atletismo de Cucujães, equipamentos que vão permitir no futuro uma oferta desportiva alargada para os habitantes da freguesia e do Concelho, que conta com uma rede de equipamentos desportivos que tem obtido uma utilização cada vez maior por parte dos munícipes. A obra do Campo de Jogos Municipal da Vila de Cucujães, em curso, representa um investimento de cerca de 800 mil euros, 347 mil na primeira fase. Está a decorrer uma candidatura a fundos comunitários. Esta obra pretende ser um espaço desportivo com acesso facilitado às escolas básicas do 1º ciclo e dos habitantes da Freguesia de Cucujães e do Concelho, que contribua para o aumento da qualidade de vida das populações e da inclusão social.