Sessão informativa "Finanças pessoais - como gerir o meu orçamento"

Data: 03/12/2014

Integrado no Projeto Azeméis Intercultural e no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de outubro, a Câmara Municipal realizou sessões de sensibilização subordinadas ao tema:  “Finanças pessoais – como gerir o meu orçamento”.

Realizadas no Centro Social, Cultural e Recreativo de Pindelo, no dia 08 novembro e na Junta de Freguesia de São Roque, dia 26 novembro, as sessões contaram com a participação da DECO - Delegação Regional do Norte.

Segundo a Vereadora da Ação Social, Dr.ª Gracinda Leal, que presidiu a cerimónia de abertura, pretende-se, através destas sessões, proporcionar um espaço de informação e esclarecimento a todos os participantes de forma a estarem mais prevenidos dos possíveis conflitos, quer na área do Consumo quer no Sobreendividamento, contribuindo de uma forma ativa para tornar a sociedade de consumo mais informada.

Para as técnicas da Deco, estas sessões de sensibilização são de extrema importância junto da comunidade, uma vez que, a literacia financeira é indispensável para que sejam adotados comportamentos mais racionais que levem à tomada de melhores decisões financeiras. Atualmente, face ao contexto de crise que se vive, a falta de literacia financeira é uma preocupação que está na ordem do dia, sendo conhecidas as graves consequências que esta ausência pode ter na economia familiar. As competências de literacia são uma necessidade básica da existência social quotidiana. A sua falta, para além de comprometer o bem-estar das famílias, aumenta a sua dependência de terceiros, reduz a sua autonomia e limita os seus horizontes quanto à melhoria das condições de vida e de mudança social e pessoal.

Em ambas as sessões as salas foram pequenas para o número de participantes, entre os quais o Presidente do Centro Social, Sr. António Santos e o Presidente da Junta, Sr. Amaro Simões.