Academia de Música - 30 anos ao serviço da Comunidade

Data: 05/12/2014

A Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA) celebrou o seu 30º aniversário no passado dia 30 de novembro. A data ficou assinalada com a "Gala dos 30 anos da Academia de Música de Oliveira de Azeméis" onde se reviveram momentos importantes da história da Academia.

Para a vereadora e presidente da direção, Gracinda Leal «a AMOA comemorou com a maior simplicidade os factos que marcaram a sua origem. Foi em 1984 que a academia foi criada pela Câmara Municipal e, desde esta data que se iniciou uma nova etapa na vida de milhares de crianças oliveirenses».

«Esta escola de ensino especializado foi criada com o objetivo de sensibilizar para a educação artística vocacional e ser um centro promotor da cultura musical junto dos seus alunos e da comunidade» refere ainda Gracinda Leal.

A Academia tem contado sempre com o apoio da câmara municipal ao longo dos 30 anos da sua existência o que proporcionou ao longo destes anos o enriquecimento de currículos e valorização pessoal através da formação artística de elevado grau dos seus alunos.

Para o Presidente da câmara municipal, Hermínio Loureiro, a Academia de Música tem sido “fundamental no papel de serviço público, que cabe à autarquia nas questões culturais. A música tem hoje no município de oliveira de azeméis, uma importância e qualidade que não podem ser dissociadas do trabalho aqui desenvolvido nas últimas três décadas”.

Com o objetivo de dar mais um passo, a nova direção pedagógica da academia de música apresentou o novo logótipo. A nova imagem representa a diversificação da oferta educativa disponível (para além do clássico brevemente estarão disponíveis também as aulas de jazz, bateria e rock school) que pretende atrair desde a idade mais tenra aos seniores continuando a assegurar a sua qualidade de ensino artístico.

No ano letivo 2014/2015 frequentam a Academia 195 alunos nas várias disciplinas que a escola ministra sendo a classe de piano a mais procurada (52 estudantes), seguindo-se a classe de violino (28 estudantes) e de guitarra (28 estudantes).