Conferência sobre o Castro de Ul faz balanço do trabalho realizado e abre portas à continuação das investigações arqueológicas

Data: 05/12/2014

A Câmara de Oliveira de Azeméis, no âmbito do Projecto Proto-história da Bacia do Antuã (PROBA), realizou a 29 de novembro a Conferência “Castro De Ul – 4 anos de intervenção”, com objetivo de fazer o balanço dos trabalhos desenvolvidos entre 20011 e 2014 no Castro de Ul e apresenta-los à comunidade.

A primeira abordagem foi feita pelo coordenador do projeto PROBA, António Silva, que deu a conhecer às cerca de três dezenas de participantes os trabalhos que foram levados a cabo no projeto de investigação dos sítios arqueológicos na bacia hidrográfica do rio Antuã, que atravessa os concelhos de Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Estarreja.

As restantes intervenções centraram-se no Castro de Ul, fruto das parcerias que a Câmara Municipal estabeleceu com instituições de ensino, procurando estabelecer sinergias que possibilitassem o acesso a recursos que, de outro modo, seriam mais difíceis de conseguir.

Os professores da Universidade de Aveiro (Fernando Almeida e Eduardo Silva, Luís Café e Susana Salgado) que intervieram na conferência salientaram a importância destas parcerias, que permitem apresentar desafios inovadores aos seus alunos, levando-os a aplicar métodos e técnicas experimentais, que por norma não são utilizados no meio empresarial.

Jorge Carvalho, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, deu conta da existência de um conjunto de anomalias no solo que podem corresponder à existência de vestígios arqueológicos e que coincidem com algumas das áreas apontadas como de maior potencial pela equipa da Universidade de Aveiro.

Por sua vez, Ana Sousa, em representação da Arqueoges, fez a descrição da intervenção realizada com o propósito de assegurar a conservação das estruturas arqueológicas deixadas à vista durantes os trabalhos dirigidos por Maia Marques na década de 80. Explicou a metodologia adotada, que consistiu na aplicação de biocidas e na remoção das argamassas existentes nos muros, substituídas por argamassas que utilizam produtos tradicionais, de forma a aumentar a solidez desses muros e melhorar a sua impermeabilização, evitando-se, desse modo a sua desagregação devido à infiltração das águas da chuva.

Por último, Adriaan de Man, da Universidade Nova, e João Tavares, técnico do Município, apresentaram alguns resultados, ainda que sumários, da campanha de escavações desenvolvida este verão. Apesar dos resultados obtidos ainda serem preliminares, foi referido que tinha sido já apresentado um poster no VIII Encontro de Arqueologia do Sudoeste que decorreu em Serpa, o que se deveu ao facto dos materiais recolhidos, apesar de pouco numerosos, indiciarem uma relação com sul território peninsular. Foi dado conta de que, apesar dos resultados imediatos terem ficado aquém das expectativas, visto não terem sido identificadas novas estruturas arqueológicas e os materiais recolhidos serem pouco numerosos, isso não diminuía a importância do sítio, tanto do ponto de vista arqueológico, como do ponto de vista turístico, até pela sua associação a outros pontos de interesse – como o parque molinológico – e, finalmente, como espaço de formação para os alunos da FCSH Adriaan de Man referiu que um sítio com as características do Castro de Ul confronta os alunos com um conjunto de situações que contribuem para melhorar a suas capacidades.

Para a Vereadora responsável, Dr.ª Gracinda Leal, tratou-se de uma conferência bastante enriquecedora para todos os presentes, uma vez que permitiu reunir os diferentes intervenientes que desenvolveram trabalhos no Castro de Ul, no âmbito do projeto PROBA, fazer uma síntese dos resultados obtidos, e concluir que existem alguns espaços que, depois dos trabalhos de prospeção geofísica e geoquímica, parecem reunir indícios de um maior potencial arqueológico, o que, conjugado com a informação resultante das escavações, justifica a continuação da investigação naquele sítio arqueológico durante os próximos anos.