Distrito de Aveiro já tem candidatos a melhor leitor do país

Data: 28/04/2016
Fase distrital escolheu as duas concorrentes à fase final do Concurso Nacional de Leitura

As alunas Margarida Aguiar, do terceiro ciclo da escola secundária João Silva Correia, de São João da Madeira, e Joana Gaspar Ferreira, da escola básica e secundária de Santa Maria da Feira, foram as vencedoras da fase distrital de Aveiro da 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) que decorreu no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis.

As duas alunas vão, agora, disputar a final do CNL que decorrerá entre o final do mês de Junho e o início de Julho, coincidindo com o final do ano letivo.

O apuramento de Margarida Aguiar e Joana Gaspar Ferreira para a terceira e última fase do Concurso Nacional de Leitura foi conseguido entre os 10 finalistas dos 270 alunos das várias escolas do distrito que concorreram à fase distrital.

Além das vencedoras, o júri escolheu como suplentes as alunas Diana Sili, da escola secundária de Albergaria-a-Velha, e Diana Catarina Marques, da escola Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta.

Participaram na fase distrital alunos de escolas dos concelhos de Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

No encerramento da iniciativa, a vereadora da cultura da Câmara de Oliveira de Azeméis, Gracinda Leal, elogiou o “esforço e a dedicação” de todos os alunos em participarem na maior iniciativa de promoção da leitura do país e apelou para que “continuem a ler, ocupando dessa forma o seu tempo livre”.

O Concurso Nacional de Leitura, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares [RBE], Direção-Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Camões I.P. e RTP, pretende estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral.