23ª Volta ao Futuro termina a 19 de julho em Oliveira de Azeméis

Data: 10/07/2015
conferência de imprensa apresentação 23ª chegada Volta ao Futuro

Oliveira de Azeméis será palco, a 19 de julho, das decisões finais da 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição dedicada ao escalão Sub 23 e que tem início em Pombal no próximo dia 16.

Naquela que é a principal competição nacional para corredores da categoria Sub 23, o jovem pelotão terá pela frente 509,9 Km distribuídos por quatro dias de prova que começam nas Terras de Sicó, no centro de Portugal.

Há mais de duas décadas que a Volta a Portugal do Futuro tem vindo a revelar valores que mais tarde se juntam, e destacam, no pelotão dos consagrados. Em 23 anos a prova já conheceu vencedores como Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, André Cardoso, Filipe Cardoso e José Mendes.

Nos últimos quatro anos triunfaram jovens que já são certezas do ciclismo nacional como Joni Brandão, Rafael Silva, António Carvalho e Ruben Guerreiro. Este último, vencedor em 2014, alinha esta época pela equipa norte americana Axeon Cycling Team, e não estará em Portugal para defender o título.

Já confirmaram presença 12 equipas de diversas nacionalidades. Além das equipas portuguesas Moreira Congelados, Maia–Ribeiro’s Bike Shop, Sicasal–Constantinos, Mortágua, Liberty Seguros–Carglass e C.C. José Maria Nicolau, vão chegar de Espanha a Café Baque, Caja Rural, Euskadi-EDP e Speedroad–Gomistar. Da Ucrânia recebemos a formação ISD Continental Team e a Lokosphinx, da Rússia.

A 23ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio, para além da nossa autarquia, Oliveira do Hospital, Viseu, São Pedro do Sul e da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó.

São patrocinadores: Liberty Seguros, Banco Bic, RTP, Fundação do Desporto, KIA, Delta Cafés, Raposeira, Vitalis, Fundação INATEL, AVIS, Pacto, Dietsport, Classificações.net, Instituto Geográfico de Portugal, Infraestruturas de Portugal, A Bola, Antena 1, Ciclismo a Fundo, KTM Bikes e Shimano.

Aos três últimos dias da Volta a Portugal do Futuro junta-se este ano novamente o pelotão Cadete. De 17 a 19 de julho, os jovens com 15 e 16 anos lançam-se à estrada para percorrer os 194 quilómetros da 8ª Volta a Portugal de Cadetes.

A organização, Federação Portuguesa de Ciclismo em parceria com a Podium Events, espera mais de 150 inscritos entre equipas portuguesas e espanholas. A primeira etapa tem 67 Km com partida na Lousã, a última sai de S. Pedro do Sul e termina em Azeméis, após 68,5 Km cumpridos.

«A nossa cidade tem uma ligação especial a uma equipa de sub 23 (Bike Clube de Portugal) e é por isso que faço um apelo à população e convido todos a assistir à chegada dos atletas na Avenida Dª Maria I. Será mais um grande dia desportivo com este grande evento a terminar em grande em Oliveira de Azeméis», refere o presidente da câmara municipal.

Para o autarca o "trabalho de formação desportiva investido em azeméis, fomenta a sua prática e proporciona a descoberta de novos talentos que correm com as cores da nossa cidade".

A cidade espera por si para a grande festa do ciclismo!

Todas as etapas e outras informações desta prova aqui.