Gala do Desporto destacou os melhores de 2014/2015

Data: 02/12/2015

A primeira edição da Gala de Desporto, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis foi um sucesso e encheu a casa de espetáculos da cidade.

Foram entregues 14 prémios a atletas e amantes do desporto na época 2014/15, dois dos quais a título póstumo, aos desportistas que mais se destacaram no último ano.

«É uma honra do município realizar a Gala com o Cineteatro completamente cheio!», afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Para Hermínio Loureiro, «este momento só existe porque em Oliveira de Azeméis temos cultura desportista nas mais diversas modalidades desportivas».

O autarca referiu ainda que «somos uma grande potência desportiva, implementamos políticas de fomento desportivo e temos infraestruturas com utilização plena».

«Aqui constroem-se infraestruturas para melhorar condições de quem pratica», disse Hermínio Loureiro, adiantando que «é objetivo da autarquia aumentar a cultura e a prática desportiva, enquanto instrumento mais barato de saúde pública».

Recorde-se que a Gala do Desporto Azeméis que decorreu no Cineteatro Caracas, teve como objetivos distinguir aqueles que ao longo da época desportiva 2014/2015 desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no Concelho ou levaram o nome além-fronteiras.

A apresentação esteve a cargo do profissional de rádio João Ricardo Pateiro e a performance do Trio Animator, Urban Dance e Cheerleaders.

Magda foi a cantora que subiu ao palco da casa de espetáculos para fazer a abertura musical da 1ª edição da Gala de Desporto.

Premiados:
Associação Desportiva (Bike Clube de Portugal) – associação que trabalha jovens talentos portugueses proporcionando-lhes condições de trabalho inovadoras.
Equipa Sénior
Futsal Clube de Azeméis – campeão nacional da 2ª divisão, vencedor da Taça do distrito de Aveiro e Vencedor da Supertaça do distrito de Aveiro
Sporting Clube de Bustelo – campeão distrital de Aveiro
Equipa Formação (Grupo Cultural e Recreativo de Ossela) – campeão distrital de iniciados e juvenis de futsal na época 2014/2015
Atleta Sénior Feminina (Marlene de Sousa - SLB) – campeã europeia de Hóquei em patins
Atleta Sénior Masculino (Artur Rodrigues - NAC) – atleta que conta com vários títulos e vitórias em montanha e em pista cumprindo a sua 6ª internacionalização ao serviço da seleção nacional.
Atleta Formação Feminina (Diana Rocha -Dança) – atleta presente nas finais «Dance World Cup» em Bucareste. Na categoria de contemporâneo obteve o terceiro lugar e levou o nome de Portugal à medalha de bronze.
Atleta Formação Masculina (Tiago Rodrigues (UDO - Hóquei em Patins) – atleta que representou a Associação de Patinagem de Aveiro no Campeonato Mundial de Sub20. Atualmente ao serviço da União Desportiva Oliveirense e um dos 10 escolhidos pelo selecionador nacional para a prova Mundial.
Atleta Revelação (João Domingues - Ténis) – campeão nacional de ténis, número 509 do ranking mundial e finalista vencido do Porto Open, torneio Future.
Treinador (Ricardo Tavares - “Canavarro” - Futsal Clube de Azeméis) – treinador de futsal vencedor da supertaça do distrito de Aveiro na época 2014/2015.
Dirigente (Pedro Rodrigues – Futebol Clube Cesarense) - Premiado pelo desempenho na direção do Futebol Clube Cesarense, pelo desenvolvimento do centro de treinos do Estádio do Mergulhão com a criação de campos de treino relvados para os escalões de formação; pela organização do Cesaz 2015 com a participação de mais de 70 equipas nacionais e internacionais. Reconhecimento (João Godinho) – homem que deixou um grande testemunho de doação desinteressada em favor da sociedade oliveirense, particularmente das associações. Dedicação - José Manuel Freitas da Costa (Zé do Pavilhão) – homem com a maior dedicação ao desporto, trabalha arduamente e dedica a sua vida ao hóquei em patins. Carreira – Professor António Costeira – antigo jogador e treinador de hóquei em patins que atribuindo o seu nome ao pavilhão municipal (homenagem a título póstumo).

Mérito Desportivo
Joaquim Alves (Cesar Racing Team) - A paixão pelos carros, pela adrenalina da velocidade, da perícia na condução são fatores decisivos para o sucesso da Cesar Racing Team, um projeto recente mas muito convincente nascido na freguesia de Cesar.
Associação Columbófila do Distrito de Aveiro – associação sedeada em S. Roque que se empenha para promover a modalidade e o nome de Oliveira de Azeméis mais longe.
Centro Municipal de Boccia (CERCIAZ) – Com uma preocupação inclusiva é intenção do CMB a promoção do desporto para todos. Um Centro que começou a traduzir-se em conquistas desportivas.
Votos de Louvor – Escola de Ciclismo Bruno Neves – com o contributo desta associação Oliveira de Azeméis passou a ser palco de muitos e bons eventos velocipédicos ao mesmo tempo que aposta nos jovens e em novos talentos.
Votos de Reconhecimento – Grupo Simoldes – grupo empresarial que se destaca no apoio ao desporto.

Presenças relevantes:
Rosa Mota - Commité Olímpico Portugal
Melchior Moreira - TPNP
Selecionador nacional - Jorge Brás
Presidentes distritais das diversas modalidades