Equipa de ciclismo Liberty Seguros-Carglass foi apresentada e já está na estrada

Data: 01/02/2015
Equipa Sub-23 do ciclismo português, Liberty Seguros-Carglass

Foi apresentada em Oliveira de Azeméis a nova equipa Sub-23 do ciclismo português, Liberty Seguros-Carglass, liderada por Manuel Correia, Presidente do Bike Clube de Portugal. O inovador projeto do ciclismo nacional, que reúne os melhores jovens talentos portugueses, tem sede em Oliveira de Azeméis. A iniciativa teve como anfitrião Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, e contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e de várias personalidades da modalidade, como o campeão do mundo, Rui Costa, o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e o Diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, salientou que este projeto “é um exemplo do que é uma excelente aposta na formação dos nossos jovens” e que “os patrocinadores são fundamentais e essenciais para a aposta no desporto”. O representante do Governo lembrou ainda o malogrado Bruno Neves, natural de Oliveira de Azeméis, afirmando que “não haverá melhor homenagem do que formar estes jovens e acreditar que vale a pena”.

"Conheço o Chefe Correia há muitos anos e sei que estes jovens estão muito bem entregues. Fico feliz com o nascimento de projetos como este. Desejo o maior sucesso a esta equipa e que 2015 seja um grande ano para o Bike Clube Portugal", afirmou o campeão Rui Costa, que esteve presente na qualidade de “padrinho” do projeto.

“Queremos competir ao mais alto nível e primar pela diferença, competindo em especial nos países de forte implantação portuguesa. Mais do que uma equipa, criámos um conceito para potenciar os nossos jovens talentos. É o realizar de um sonho”, declarou Manuel Correia.

Por sua vez, Hermínio Loureiro, que lidera o município que acolhe e apoia o projeto, salienta que “Oliveira de Azeméis mostra uma vez mais a sua vocação desportiva e o carinho por esta modalidade. É um trabalho extraordinário de apoio à prática desportiva”.

Já Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destacou que " Rui Costa e estes jovens atletas inspiram o nosso futuro e representam uma formação de excelência no plano da federação."

Rodrigo Esteves, Diretor de Marketing da Liberty Seguros, realçou que “o Ciclismo em Portugal está vivo, em boa forma e de parabéns. A prova disso é este projeto que vemos agora nascer. A estratégia da Liberty Seguros no desporto tem sido desde 2003 apoiar projetos desportivos inovadores, ambiciosos e que defendam os nossos valores”.

O Director Geral da Carglass, Jorge Muñoz Cardoso, salientou ainda que "a Carglass tem a sua estratégia direcionada para a inovação e apoiar um projeto/equipa inovadora e, principalmente, portuguesa, faz parte dessa estratégia".

A equipa de Sub-23 Liberty Seguros/Carglass é um projeto inovador no ciclismo português, onde se encontram os melhores jovens talentos nacionais. A equipa tem sede em Oliveira de Azeméis, os treinos já decorrem nas estradas da região e a equipa já participal em competições. O projeto tem como objetivos valorizar a formação de ciclistas, proporcionar condições para um crescimento sustentado e formar os grandes corredores portugueses de amanhã.

Entre os ciclistas que compõem a equipa encontram-se os irmãos Ivo Oliveira (campeão do mundo e campeão europeu de pista de Juniores em 2014) e Rui Oliveira (medalha de bronze no campeonato do mundo de ciclismo de pista de juniores em 2014), assim como David Ribeiro, Gaspar Gonçalves, Paulo Silva, Ivo Silva, Rafael Apolinário, Zulmiro Magalhães, André Crispim, Luís Gomes e César Martingil.

O projeto prevê a participação da equipa em provas nacionais e internacionais da UCI na classe de Sub-23, nomeadamente nos países com uma forte comunidade portuguesa, como Luxemburgo, Suíça e França.