Mais de 24 mil assistiram ao vivo ao Mundial de Futsal Feminino

Data: 11/12/2012

Ao longo de uma semana mais de 24 mil pessoas passaram por Oliveira de Azeméis para ver ao vivo a maior competição mundial de futsal feminino.

Para o presidente da Câmara Municipal, que falava na conferência de balanço do evento, «o III Torneio Mundial superou todas as expectativas, com significativo retorno económico para a região».

«Nada falhou neste mundial e se a FIFA (federação internacional de futebol) precisava de perceber a dimensão do futsal feminino, acho que todos aqui em Oliveira de Azeméis demos um enorme contributo para que esse reconhecimento aconteça o mais rápido possível», afirmou Hermínio Loureiro.

Em média cada jogo teve mais de 900 pessoas assistir. Em termos televisivos, os jogos transmitidos tiveram audiências médias superiores a 100 mil pessoas, com destaque para o desempate por grandes penalidades das meias-finais, onde a audiência ultrapassou os 400 mil espectadores em determinados momentos.

A organização da prova foi uma grande aposta da Federação Portuguesa de Futebol para promover a modalidade e, simultaneamente, contribuir para a oficialização da prova pela FIFA.

Hermínio Loureiro sublinhou que «o balanço da prova é francamente positivo, enquadrando-se na estratégia do município de organização de eventos desportivos assente em três pilares: incremento da prática desportiva, otimização das nossas instalações e valorização territorial».

Humberto Coelho, vice-presidente da FIFA, confirmou que «tivemos aqui duas comissões da FIFA que ficaram surpreendidas com a dimensão do evento e um dos motivos para essa surpresa foi nunca terem visto tanto público feminino a ver futsal feminino».

Sob o olhar atento da FIFA, que esteve presente a supervisionar a organização da prova, o Mundial de Futsal poderá vir a tornar-se uma prova oficial do calendário FIFA estando já previstas mais duas edições para a prova em 2014 e 2015.