Oliveira de Azeméis inaugura primeiro centro municipal de boccia do país

Data: 11/10/2010
A Câmara de Oliveira de Azeméis tem dado uma atenção especial ao desporto adaptado da qual a criação do centro municipal de treino de boccia, em parceria com a Cerciaz, é um bom exemplo

O primeiro Centro de Treino Municipal de Boccia (CTBMOA) do país, instalado em Oliveira de Azeméis, «pretende ser, no futuro, uma escola de campeões», afirmou o presidente do município, Hermínio Loureiro, na inauguração da nova infra-estrutura.

«A semente está lançada, os objectivos estão definidos e o caminho está traçado pelo que este centro irá ser um sucesso», afirmou o autarca.

O centro, que funciona nas instalações da Cerciaz (Centro de Recuperação de Crianças e Jovens Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis), foi inaugurado no primeiro dia de estágio que a selecção nacional efectuou em Oliveira de Azeméis de preparação para a Taça do Mundo de Boccia que decorrerá na Irlanda em Agosto de 2011.

O CTBMOA está aberto a todas as pessoas com necessidades especiais interessadas na prática da modalidade. «A promoção do desporto e a prática desportiva são um excelente meio de integração e tudo faremos para que todos se sintam cidadãos de pleno direito e tenham as mesmas oportunidades», afirmou Hermínio Loureiro.

«Queremos que este centro cresça de forma sustentada e que em pouco tempo possamos ouvir dizer que esta é uma escola de campeões. Era bom que outros municípios seguissem o exemplo de Oliveira de Azeméis», disse. «Queremos que as pessoas frequentem este espaço sentindo-se integradas», apelou o autarca social-democrata.

A vertente competitiva está, também, nos horizontes dos responsáveis técnicos que não excluem a possibilidade das instalações desportivas se tornarem num espaço de formação de atletas para a selecção nacional.

Joaquim Viegas, presidente da Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto (PCAND), garantiu o apoio necessário ao projecto de Oliveira de Azeméis considerando as instalações inauguradas «um óptimo local para a prática do boccia».

Segundo António José, presidente da Cerciaz, estão criadas as condições para a melhoria e o incremento do boccia.

A criação do CTBMOA resultou de um protocolo assinado entre a autarquia e a Cerciaz. Nos termos protocolares, o espaço e o material necessários para o Centro de Treino desenvolver a actividade é da responsabilidade da Cerciaz.

A esta instituição cabe ainda a organização anual do Campeonato Concelhio de Boccia, a responsabilidade técnica do CTBMOA e pela participação dos jogadores nas competições oficiais.

A parceria impõe à autarquia o apoio financeiro ao CTBMOA e a cedência de um pavilhão desportivo para a realização do campeonato concelhio de boccia.

O município tem apoiado a promoção do boccia tendo acolhido, nos últimos anos, estágios da selecção portuguesa, além de eventos associados à modalidade.

A cidade acolheu a preparação para os Jogos Paraolímpicos de Atenas 2004 e o Campeonato da Europa, em 2005, ano em que recebeu a fase final do campeonato nacional.

O campeonato de Portugal (2004) e o campeonato nacional, em 2003, realizaram-se também em Oliveira de Azeméis.

O boccia, desporto com mais de uma centena de medalhas ganhas por atletas portugueses em competições internacionais, pode ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos, num pavilhão com marcações próprias e envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca, o alvo.

O objectivo consiste em colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo.

• Inauguração do centro municipal de treino de boccia foi inaugurado pelo presidente da autarquia, Hermínio Loureiro
  • A seleccionadora nacional de boccia, Helena Bastos
  • Inauguração contou com atletas que participaram no último estágio da selecção nacional de boccia, realizado em Oliveira de Azeméis
  • O centro municipal de boccia funciona nas instalações da CERCIAZ