Alunos do 12º ano brilham no concurso nacional "Nós Propomos!"

Data: 03/05/2016
Autarquia elogia excelente prestação dos alunos do 12º ano da escola secundária Soares Basto

Onze alunos de Geografia C, do 12º ano da escola secundária Soares Basto, de Oliveira de Azeméis, viram distinguidos os seus trabalhos no âmbito do concurso nacional “Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica”, um programa de cidadania destinado à apresentação de soluções para problemas locais.

As propostas dos alunos oliveirenses, premiadas entre 283 projetos das 45 escolas concorrentes, inserem-se nas áreas da mobilidade urbana, ambiente e juventude.

Os projetos de intervenção na comunidade, com os quais se pretende uma cidadania local ativa e responsável, foram apresentados hoje ao executivo de Oliveira de Azeméis.

Na área da mobilidade urbana, o projeto “ideias em Rede” desenvolvido pelos alunos Carlos Carrilho, Carolina Florêncio, Sandra Andrade e Tatiana Pisco apresenta-se como uma solução para diminuir o fluxo de automóveis no interior da cidade.

A proposta de intervenção envolve o incentivo do uso de bicicletas, a recuperação da linha ferroviária do Vouga e o uso de parques de estacionamento melhorando a mobilidade interna e diminuindo os níveis de poluição.

O projeto “Vamos dar cor ao rio Negro”, dos estudantes Ângelo Rafael, Gonçalo Marques, Rafaela Silva e Sara Lopes, propõe a recuperação de um rio na freguesia de S. Martinho da Gândara, incluindo o seu aproveitamento para fins turísticos e de lazer.

O terceiro projeto premiado, elaborado por Alexandre Reis, Miguel Ângelo e Sílvia Moreira, sugere a realização de um festival da juventude no final do mês de julho destinado a ocupar os jovens do concelho e a animar a cidade de Oliveira de Azeméis.

Os três projetos foram bem acolhidos pela autarquia que irá ter em consideração algumas das propostas sugeridas ao nível da mobilidade urbana, ambiente e juventude.

Segundo o vice-presidente da autarquia, Ricardo Tavares, “as temáticas abordadas foram pertinentes” e os projetos “são uma excelente demonstração do que deve ser a participação cívica da comunidade”.

“Continuem com este tipo de iniciativa porque todos somos indispensáveis para tornar a sociedade melhor”, apelou o autarca no final da apresentação dos projetos, à qual assistiram ainda os vereadores da Educação, Isidro Figueiredo, e da Juventude, Pedro Marques.

Este é o segundo ano consecutivo que a escola secundária Soares Basto participa no projeto “Nós Propomos!” depois de, no ano passado, ter apresentado sete propostas de duas turmas de geografia do 11º ano.

O projeto “Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica” é uma iniciativa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e Esri Portugal e visa identificar problemas locais e a adoção de propostas de intervenção na comunidade, em ligação estreita com as autarquias.