Construção do centro escolar de S. Roque já se iniciou

Data: 16/11/2010
O contrato de empreitada aponta para a conclusão da obra dentro de 270 dias

Nove meses é o prazo para a construção do centro escolar de S. Roque, estabelece o contrato assinado esta semana entre a Câmara de Oliveira de Azeméis e a empresa adjudicatária da obra.

O investimento, de 1,143 milhões de euros, é financiado em 80% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) através do ON.2 - O novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013) e os restantes 20% (228 mil) euros pela autarquia.

«Este é o maior investimento na construção de um centro escolar no concelho», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, após assinar o documento que permitirá dotar o concelho com o terceiro centro escolar.

Os dois primeiros centros a serem inaugurados foram os do Curval/Pinheiro da Bemposta, em 2009, e o de Azagães, na freguesia de Carregosa, no âmbito do programa oficial de inaugurações do primeiro centenário da República Portuguesa.

«Os investimentos são canalizados para onde são necessários, não existindo freguesias de primeira nem freguesias de segunda», esclareceu Hermínio Loureiro sobre as opções de investimento da autarquia nas 19 freguesias do concelho.

O executivo tem no horizonte a construção de mais unidades escolares, dando continuidade à aposta estratégica na educação.

«A requalificação do parque escolar vai prosseguir mas sempre com a garantia de que o município tem os recursos financeiros para a sua comparticipação nos investimentos», disse.

«Apesar do pessimismo reinante, a autarquia continuará a investir numa das áreas mais importantes que é a formação das crianças e jovens», reforçou.

«Se apostarmos nas novas gerações e nas áreas do saber, do conhecimento e da educação estamos a acautelar o futuro do concelho de Oliveira de Azeméis», concretizou.

O auto de consignação da obra do centro escolar de S. Roque foi assinado esta quinta-feira entre a autarquia e a empresa que, ainda esta semana, iniciará os trabalhos no terreno.

Segundo o autarca, a obra irá decorrer dentro da «normalidade» face à qualidade e ao cumprimento dos prazos da construtora demonstrados na construção do Centro Lúdico.

O executivo liderado por Hermínio Loureiro tem projectada a construção de mais centros escolares, um na freguesia de Ul e dois na cidade: um no lugar de Lações e o segundo ocupando as actuais instalações da EB 2,3 Bento Carqueja e escola secundária Soares Basto.

• Contrato da empreitada para a construção do centro escolar de S. Roque foi assinado entre o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, e o administrador da empresa a quem foi adjudicada a obra, Manuel Magalhães
  • O acto teve as presenças de Amaro Simões, presidente da JF de S. Roque (à esqª),Ricardo Tavares (vice-presidente da autarquia), Hermínio Loureiro (presidente), Manuel Magalhães, da empresa adjudicatária, e António Figueiredo, do Agrupamento de S. Roque
  • Centro Escolar de S. Roque