São vários os símbolos deste município destacando-se não só o património construído, dos quais são exemplo os castros de Ul e de Ossela, os moinhos usados para a moagem de cereais e o descasque do arroz, o Parque e a Capela de La Salette, as casas de brasileiro construídas por alguns emigrantes regressados do Brasil, os centros históricos de Oliveira de Azeméis e da Bemposta e alguns edifícios cujos projectos de construção foram elaborado pelo conhecido arquitecto Siza Vieira; mas é também valioso o património natural englobando os rios Antuã, Caima e Ul, para além das paisagens existentes em redor dos mesmos.

É imprescindível mencionar o valioso capital humano que se manifesta em todos os aspectos da alma de Oliveira de Azeméis, nomeadamente através das festas e romarias realizadas nas freguesias, tais como as festas em honra de Nossa Senhora de La Salette, as festas da Alumieira, as festas grandes de Cesar, a festa de S. Brás, o mercado à moda antiga, entre várias outras que trazem um grande número de visitantes a esta região.

Dentro dos recursos culturais existentes é notória a importância de uma das maiores figuras da literatura portuguesa do século XX, Ferreira de Castro, mundialmente reconhecido como o autor de obras como A Selva, considerada uma das maiores referências da literatura romântica brasileira, escrita durante o período em que esteve emigrado em Belém do Pará, Os Emigrantes e Criminoso por Ambição, foram obras editadas em várias línguas alcançando assim público das mais diversas nacionalidades, e nas quais se denota um desejo "profundo de regressar, saudade nunca sentida tão intensamente" porque olhando para a paisagem tropical "o sol de Portugal parecia-lhe, agora, mais branco e evocava-o a entrar-lhe pelas portas e janelas, a espairecer no quintal, a cobrir a aldeia inteira."

Outro escritor que, embora não sendo originário desta cidade mas vê nela inspiração, é Eça de Queirós, que enquanto passou algumas temporadas na Quinta do Côvo recolheu inspiração nas gentes e actividades da cidade para escrever o livro A Ilustre Casa de Ramires, obra onde se pode encontrar referências a locais ainda hoje existentes e a pessoas que aqui residiram.

[In this Municipality, there are a wide range of symbols that can be highlighted. Not only in terms of heritage such as the "castros" of Ul and Ossela, and the watermills used to grinding cereals and husk rice but also La-Salette Park, the "houses of Brazilians" built by several immigrants returning to their hometown, the historic city centre of Oliveira de Azeméis and the historic village centre of Bemposta. There are also representative buildings designed by the well-known architect Siza Vieira. Also worth referring is the natural landscape heritage surrounding the Antuã, Caima and Ul rivers.
It is essential to mention the valuable human force which is visible in all aspects of the soul of the city, namely the festivities and festivals held in its boroughs, such as the festivities in honour of Nossa Senhora de La Salette, the festivities in Alumieira, the Festivities taking place in Cesar, "S. Brás" festivity, the Ancient Market revival, among a wide variety of other Festivals which attract a large number of visitors. Concerning cultural features it has to be referred to the importance of one of the greatest writers of the XX century Portuguese literature, Ferreira de Castro. This worldwide known writer, famous for books like "A Selva", one of the biggest references in Brazilian literature which was written during the period in which Ferreira de Castro was an immigrant in Belém do Pará; "Os imigrantes" and "Criminoso por ambição" were published in several languages hence reaching a diversified range of readers. Another writer who despite not having been born in Oliveira the Azeméis, but is inspired by it, is Eça de Queirós. He spent long periods of time at Quinta do Côvo and was therefore inspired by the people and the activities developed in the city. Reference to still existing places and people who lived there can be found in the book "A Ilustre Casa de Ramires"]