O Banco de Medicamentos foi uma medida que surgiu no contexto do Programa “Rede Social”, dando resposta a problemas diagnosticados relacionados com as dificuldades económicas de determinadas famílias na aquisição de medicamentos.
A Rede Social tem por objetivo promover a responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade para o esforço da erradicação da pobreza, da exclusão social e promoção do desenvolvimento social. Sendo que a Rede Social de Oliveira de Azeméis procura atuar concertadamente na prevenção e solução de problemas sociais, eliminando sobreposições e lacunas de atuação, cobrindo o Município de serviços e equipamentos que proporcionam uma melhor qualidade de vida e consequente desenvolvimento do concelho, foi promovida em Dezembro/02 uma campanha de angariação de fundos para a constituição do “Banco de Medicamentos”.
Em 2010, no âmbito do Programa Municipal para a Comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, foi promovida a “Festa da Solidariedade / Espetáculo Artístico-Cultural” tendo a receita da venda dos bilhetes revertido para o Banco de Medicamentos. Estas iniciativas, levadas a cabo em 2002 e 2010, respetivamente, repetir-se-ão sempre que a Rede Social considerar oportuno, por forma a manter este recurso ativo.
Última atualização: fevereiro 2015