• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner Hora do Planeta
  • Banner INDAQUA

Exposição "Conversas no Feminino" de Rosa Vaz

Oliveira de Azeméis
Dia: 09 a 30 março 2019
Horário: Horário da Galeria Tomás Costa
Local: Galeria Tomás Costa

A Galeria Municipal Tomás Costa acolhe, de 09 a 30 de março, "Conversas no Feminino" 30 anos de Arte de Rosa Vaz, uma exposição de pintura que pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher.

A exposição terá sessão de abertura no dia 09 de março, pelas 16 horas. A inauguração será marcada por um momento musical da Academia de Música de Oliveira de Azeméis e por um momento de declamação de poesia de autoria da Artista.

Rosa Vaz nasceu em Malange, Angola. Desde cedo manifestou o gosto pela Arte: desenho, pintura, dança, música e poesia.
Viveu em Monção, onde estudou no liceu até partir para o Porto para a Universidade e depois mudaria o seu rumo para Braga, onde concluiu os estudos e se radicou.
É Artista Plástica, Promotora Cultural, Ilustradora e também escreve poesia tendo editado em novembro de 2018 o seu primeiro livro de poesia “Pele de Lua”. Promoveu vários eventos Culturais como por exemplo: “Noites de Prata” no Museu dos Biscainhos, as “Conversas Desconcertantes” na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a “Semana de África”, “Dias de África”, na Biblioteca Lucio Craveiro da Silva e Universidade Católica.
Dedica-se à pintura, poesia e à promoção da Cultura e da Lusofonia.
Pertence a vários grupos de promoção/divulgação Cultural: Projeto Artáfrica da Fundação Calouste Gulbenkian; ACAPL (Associação Cultural de Promoção da Cultura Portuguesa e Lituana); C.E.M.D. (Circulo de escritores moçambicanos na diáspora, Lisboa); O.N.G.D. Engenho e Obra; Projeto Porlith (Lithuania e Portugal); Rizoma (Guimarães), entre outros.
Expõe há 30 anos e está representada em várias coleções particulares e públicas como em Portugal e noutros países.
Expôs em Monção, Melgaço, Vigo, Corunha, Villa Garcia de Arosa, Ferrol, Santiago de Compostela, Guimarães, Porto, Esposende, Lisboa, Caminha, Valença, Montemor-o-Novo, Póvoa de Lanhoso, Coimbra, Vieira do Minho, Fafe, Braga, Barcelos, Sousel, Viana do Castelo, Bragança, Vilnius, Newark e vários outros locais…
Está representada em várias coleções particulares e de Instituições (Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso, Câmara Municipal de Esposende, Câmara Municipal de Fafe, B.B.V.A., Fundação Champalimaud).
Representa a sua atividade artística através da pintura acrílica, pintura têxtil, aguarela, pintura cerâmica, murais cerâmicos e ilustração de livros.
As suas raízes africanas e o registo do movimento das cidades temperam as suas temáticas exaltando os vermelhos e laranjas, ou os azuis e ocres, cores terra, castanhos e amarelos como se de sílabas pintadas se tratasse.
Neste conjunto de obras desta sua Exposição “30 anos de Viagens pela Pintura e Arte de ROSA VAZ”, poderemos observar os vários universos criativos onde se move Rosa Vaz, ora veremos algumas telas com perspetivas  dos pormenores reticulados das cidades e da sua vida frenética, ora cerâmica, ou têxtil e sem esquecer a grande presença de uma cor que lhe é muito querida, ou melhor que a caracteriza... o AZUL!! O Azul do mar, da vida, do Universo, do sonho, da magia, do infinito! Nesta caminhada de 30 anos de Arte e Cultura na vida de Rosa Vaz, ficamos com a certeza da sua força, da sua persistência, de uma magia policromática que nos transporta por uma imensidão de sensações sobre os pormenores, os detalhes, da vida, dos sonhos, da alegria, dos olhares poéticos e dos sorrisos delicados.

“Pintar é escrever o mistério da imaginação”
Rosa Vaz

“...A sua obra é de uma riqueza incalculável, profunda e é uma honra para todos aqueles que têm o privilégio de poder exibir o olhar pelo trabalho primoroso e esfuziante que esta exposição permite e onde a artista se desnudou totalmente trazendo até nós as suas raízes e toda a expansão sensorial que África permite a todos os que através dela se revestem e partilham a sua magia; e a Rosa Vaz soube transferir na perfeição essa magia e essa pureza que existe por detrás das alças dos impérios da Terra-Mãe, África…”
Luísa Demétrio Raposo - Portalegre, 25 de fevereiro, 2014

Horário Galeria Tomás Costa:
Segunda e sábado: 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30
Terça a sexta: 9h00 às 18h00

GALERIA DE IMAGENS
  • Cartaz
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]