• Serviços Online
  • Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Imprensa
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner Hora do Planeta
  • Banner INDAQUA
  • Banner Azeméis é Vida

Concurso «Sabores de Azeméis»


Sabores de Azeméis em Festa
  

Queremos celebrar o melhor da gastronomia de Oliveira de Azeméis e convidar todos os cozinheiros amadores e restaurantes da região a revelarem as suas melhores receitas. A tradição secular culinária unida à utilização dos melhores produtos da região num concurso aberto a todos. Venha participar nesta homenagem e dar o seu contributo no 1º Sabores de Azeméis!
O concurso Sabores de Azeméis é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis com produção das Edições do Gosto. Divide-se em dois concursos: um dirigido a todos os cozinheiros amadores conhecedores da gastronomia da região e, outro, dirigido aos restaurantes do Município de Oliveira de Azeméis. As inscrições para ambos arrancam no dia 9 de setembro de 2015 e encerram no dia 16 de outubro de 2015.

 

Sobre o Concurso de Receitas (Cozinheiros Amadores)

O que é?

O Concurso de Receitas, é um concurso local de gastronomia com o objetivo de recolher as melhores receitas inspiradas na tradição culinária e nos produtos identificados de origem local e regional, como o Pão de UL, Regueifa de UL,  Canoco, laticínios, arroz carolino... Esta iniciativa visa ainda estimular o reaparecimento de receituário de caráter familiar ou local e a sua divulgação e celebração. As inscrições decorrem do dia 9 de setembro de 2015 a 16 de outubro de 2015.

Quem pode concorrer?

O concurso está aberto à participação do público em geral, amante de cozinha e pastelaria, com idade igual ou superior a 18 anos. 

Como se processam as inscrições? 

Cada concorrente pode participar com o envio de uma receita por categoria: 

Grupo I - Entradas e Sopas
Grupo II - Peixes ou Mariscos
Grupo III - Carnes ou Caça
Grupo IV – Sobremesas
Grupo V – Petiscos e Saladas 

Na receita enviada a concurso deverão constar obrigatoriamente os ingredientes utilizados e respetivas quantidades, descrição da confeção, título da receita, fotografia do prato confecionado, bem como o grupo a que pertence, de acordo com a classificação apresentada. As inscrições são feitas através do site  www.cm-oaz.pt ou por carta para “Sabores de Azeméis – Concurso de Receitas”, Município de Oliveira de Azeméis, gabinete de Turismo, 3720-240 Oliveira de Azeméis.

 Que prémios estão em jogo?

      1º Prémio – Dois mil e quinhentos euros (sendo que mil euros são monetários e o restante em produtos)

     2º Prémio – Mil e quinhentos euros (sendo que quinhentos euros são monetários e o restante em produtos)
     3º Prémio – Oitocentos euros (sendo que duzentos e cinquenta euros são monetários e o restante em produtos)

 

 Sobre o Concurso de Restaurantes

  O que é?

O Concurso de Restaurantes é de âmbito local e pretende apelar à inscrição dos restaurantes do Concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo principal é a promoção de produtos locais, como o Pão de UL, a Regueifa de UL ou o Canoco. Pretende-se ainda incentivar a criatividade e a apresentação de novas receitas, sem prejuízo do respeito pelos produtos e receitas da região. 

 Que restaurantes podem concorrer?

 O concurso está aberto à participação de todos os restaurantes do Concelho de Oliveira de Azeméis, até um máximo de 30 restaurantes, que se enquadrem numa destas categorias: 

 Restaurante Gastronómico / Fine Dining – Inserido ou não num hotel; cozinha e serviço sofisticado, com produtos designados de alta gama.

 Restaurante Informal / Casual – Restauração moderna com cozinha e serviço contemporâneo;

Restaurante Tradicional / Típico – Respeito pelo conceito da gastronomia local ou regional, utilizando produtos e receitas da região.

 

Como se processam as inscrições?

 Cada restaurante pode concorrer apenas uma vez apresentando duas receitas de dois pratos: o primeiro deverá ser uma receita de entrada ou sobremesa que tenha como matéria-prima Pão de Ul, o segundo de um prato principal, com utilização de produtos da região: arroz carolino, laticínios, farinha, etc.

 Na receita enviada a concurso deverão constar obrigatoriamente os ingredientes utilizados e respectivas quantidades, descrição da confeção, título da receita e fotografia do prato confecionado.

 As inscrições são feitas através do site  www.cm-oaz.pt ou por carta para “Sabores de Azeméis – Concurso de Receitas”, Município de Oliveira de Azeméis, gabinete de Turismo, 3720-240 Oliveira de Azeméis.

 

Que prémios estão em jogo?

 Aos restaurantes são atribuídos os seguintes prémios de acordo com a pontuação atingida e categoria em que estão inscritos: 

                - Diploma de Ouro – 300 a 270 pontos 
                - Diploma de Prata – 269 a 239 pontos 

                - Diploma de Bronze – 238 a 208 pontos 

                - Diploma de Participação – menos de 207 pontos 

                -Diploma de Melhor Comunicação/Promoção 

No final do concurso será elaborado um guia de restaurantes participantes que, entre outros conteúdos, compreende informação de cada restaurante, incluindo uma foto do restaurante, uma foto do(s) prato(s), bem como contatos e outra informação que possa ser útil aos visitantes.

Para mais informações/esclarecimentos sobre o concurso dirija-se à Loja Interativa de Turismo de Oliveira de Azeméis.

 

  • Casa Museu Ferreira de Castro Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO Mobile Facebook
  • Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis
  • Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Rede Social Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Cineteatro Caracas
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados