AMP lança Concurso de ideias de inovação social

Data: 31/03/2014

A Área Metropolitana do Porto, em parceria com a INOVA+, lança o Concurso de Ideias de Inovação Social, que pretende potenciar e capacitar projetos de inovação social com vista à criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

O concurso, que decorre no âmbito das atividades do CIS-M (Centro de Inovação Social Metropolitano), está aberto à participação de todos aqueles que pertençam à área Metropolitana do Porto e tem como principal objetivo apoiar a criatividade e o espírito empreendedor de modo a que ideias com potencial de resolução de problemas sociais possam ser transformadas em empresas sociais.

Dados de Agosto de 2013 apontam para 26.595 milhões de homens e mulheres em situação de desemprego na União Europeia, um aumento de 882 mil quando comparado com os números de 2012.

Perante este fato, a inovação social assume-se como uma importante chave para a recuperação e crescimento económico e financeiro, bem como para o cumprimento das metas sociais inseridas dentro quadro estratégico europeu 2014-2020.

Fase de seleção em curso

O Concurso é composto por 3 Fases – Fase Seleção, Fase Capacitação e Fase Final, onde serão atribuídos os prémios às três melhores ideias com potencial para resolver problemas sociais de forma sustentável dentro do contexto da Área Metropolitana do Porto.

Os vencedores receberão um apoio pecuniário e em serviços de incubação e mentoring no valor global de € 15.000.

Neste momento, está a decorrer a Fase de Seleção cujo período de submissão de candidaturas se prolonga até ao dia 24 de abril.

O concurso é promovido pela Área Metropolitana do Porto em parceria com a INOVA+, tendo como principais parceiros a Fábrica de Santo Thyrso / Câmara Municipal de Santo Tirso e a Sanjotec/Câmara Municipal de São João da Madeira.

Para mais informação visitar o site do concurso: www.cis-m.org.