Centro social de Pindelo a um passo de concretizar um sonho

Data: 23/12/2009
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis numa visita às obras
A direcção do Centro Social, Cultural e Recreativo de Pindelo, em Oliveira de Azeméis, espera ver concluídas, em Setembro de 2010, as obras do edifício-sede que irá acolher as valências de infância e apoio domiciliário.

O imóvel – a primeira obra de apoio social na freguesia - está a ser construído próximo da igreja matriz estando a construção a decorrer dentro dos prazos de execução. O investimento de 800 mil euros é financiado, em 205 mil euros, pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e o restante pela instituição, Câmara de Oliveira de Azeméis e Junta de Freguesia de Pindelo.

O equipamento deverá ficar concluído no segundo semestre de 2010. Essa é a convicção dos responsáveis do Centro Social e do presidente da autarquia que, numa visita às obras, se mostrou surpreendido com a dimensão do empreendimento.

«Os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidade, cumprindo os prazos de execução, e o objectivo é cumprir as datas que estão estipuladas para que no próximo ano as instalações sejam colocadas ao serviço da população», afirmou Hermínio Loureiro no final da visita, acompanhado pela vereadora da acção social, Gracinda Leal.

Segundo o autarca, a obra «vem reforçar o que são as nossas preocupações sociais, com a aposta nos apoios às instituições sociais, num trabalho de parceria e que queremos continuar a seguir».

Ocupando uma área de 4300 metros quadrados, o futuro centro social dará apoio nas valências de creche, jardim-de-infância e apoio domiciliário. Num horizonte mais alargado a direcção do Centro Social, Cultural e Recreativo de Pindelo espera colocar à disposição da população um centro de dia, estando as obras a ser projectadas nesse sentido.

A instituição iniciou a sua actividade apenas com a valência de ATL (Actividades de Tempos Livres) na antiga escola Louzada mas nos horizontes da direcção esteve sempre o alargamento do apoio a outras valências resultando dessa vontade a aquisição, em 1997, de um terreno com mais de quatro mil metros quadrados no lugar do Poço.

Em Abril de 2008 o programa PARES aprovou a candidatura para a construção do edifício nas valências de creche e apoio domiciliário, obra que vai alargar a cobertura social da freguesia.

O Centro Social Cultural e Recreativo de Pindelo, entidade de utilidade pública, foi criado em 1991 por uma comissão instaladora e, posteriormente, transformada em Instituição Particular de Solidariedade.