A Câmara de Oliveira de Azeméis assinou protocolos financeiros com cinco juntas de freguesias e associações do concelho no valor de 534 mil euros dando impulso ao investimento e à atividade desportiva e cultural do município.
Os acordos vêm reforçar a capacidade das juntas para promover o desenvolvimento local e garantir, ao mesmo tempo, o apoio e a comparticipação financeira a projetos de associações e instituições.
«Estes protocolos inserem-se numa política de descentralização e proximidade e, nesse sentido, iremos dar continuidade à sua assinatura com outras juntas de freguesia e coletividades concelhias», afirma Hermínio Loureiro, presidente do município.
Nesta primeira fase foram assinados protocolos de apoio financeiro com as juntas de freguesia de Oliveira de Azeméis, S. Roque, Pinheiro da Bemposta, Madaíl e Ossela, no valor de 294 mil euros.
A autarquia rubricou ainda comparticipações financeiras de 60 mil euros com três instituições particulares de solidariedade social, o Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta, a Fundação Manuel Brandão e o Centro Social Cultural e Recreativo de Pindelo.
No plano desportivo o apoio protocolado com 12 coletividades, atinge os 99 mil euros, valor destinado a auxiliar o desenvolvimento desportivo, a formação e a melhoria e construção de infraestruturas.
A assinatura envolveu ainda o apoio de 50 mil euros à Fundação La Salette, que gere o parque da cidade, à banda musical S. Martinho de Fajões (adaptação e beneficiação da sede), ao agrupamento de escolas Comendador Ângelo Azevedo e à associação de pais da EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo.
O apoio estende-se ainda à confraria das Papas de S. Miguel com a cedência de um imóvel, na freguesia de S. Roque, para aí desenvolver a sua atividade.