• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Oliveira de Azeméis vive seis dias de intensa mobilidade

Data: 30/08/2016
Oliveira de Azeméis
BiclaZ, rede de bicicletas elétricas em Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis associa-se, pela 15ª vez, à Semana Europeia da Mobilidade que se realiza entre os dias 16 e 22 de setembro.

Ao longo de seis dias, o centro urbano e a Praça da Cidade recebem várias iniciativas materializando os objetivos da edição deste ano, centrada na mobilidade sustentável e inteligente.

A primeira ação a saltar para a rua, usando meios alternativos ao automóvel, é a 5ª edição do passeio intergeracional de bicicleta “Azeméis sobre Rodas”, com início às 21h30 do dia 16, na Praça da Cidade.

Na continuidade desta, as ruas Bento Carqueja e António Alegria, e espaços adjacentes, recebem, no dia 17, a Noite Branca “A rua é nossa”, uma iniciativa que leva todos os anos milhares de pessoas ao centro da cidade para, em ambiente de festa, usufruírem de um espaço sustentável onde não faltará a demonstração de artes performativas.

A atividade, que se tem revelado um sucesso, começa às 20h00 para se prolongar até de madrugada com música, dança, teatro, artesanato, estátuas vivas e outras propostas que convidam a uma noite diferente.

No dia 19, às 21h30, a Praça da Cidade volta a animar-se com a realização da 3ª edição da Cãominhada. Entre os dias 20 e 22 o centro urbano de Oliveira de Azeméis será, a partir das 16h00, o local privilegiado para o uso de bicicletas elétricas, em especial na zona histórica com a realização de visitas guiadas.

Num investimento de 70 mil euros, a autarquia implementou recentemente o centro da cidade com uma rede de 20 bicicletas elétricas (BiclaZ), disponíveis para aluguer em três postos de carregamento.

O objetivo do projeto é incentivar as pessoas a utilizarem meios de deslocação mais sustentáveis e benéficos tanto para o ambiente como para a própria saúde.

A Semana Europeia da Mobilidade, sob o tema Mobilidade sustentável e inteligente - um investimento para a Europa, pretende evidenciar este ano os benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, para a economia local.

Segundo o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, as atividades previstas procuram “sensibilizar as pessoas para um modo de vida mais saudável e sustentável, fazendo parte das políticas de mobilidade que o município vem implementando nos últimos anos”.

No que se refere a medidas na área da mobilidade aponta-se a finalização do primeiro troço de um conjunto de 14 ciclovias na cidade e a criação, em Janeiro de 2017, de uma linha de autocarro para transportar cidadãos seniores com mais de 65 anos a unidades de saúde que não possuam meios de locomoção própria.

GALERIA DE IMAGENS
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]