«Políticos de palmo e meio» viram como é a vida de um autarca

Data: 13/06/2011
Um manhã diferente para 22 crianças que perceberam a vida de um autarca e a importância da cidadania e da participação cívica

A curiosidade e o entusiasmo marcaram a manhã de 22 crianças do primeiro ciclo do ensino básico que acompanharam o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, na visita a três obras com o objectivo de ficarem a conhecer a actividade do autarca.

A visita decorreu no âmbito da promessa que Hermínio Loureiro fez aquando da participação dos alunos na assembleia «Políticos de Palmo e Meio», uma das iniciativas inseridas no 16º aniversário da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade.

Ao contrário do que é habitual os alunos não visitaram a Assembleia da República, optando a autarquia por proporcionar-lhes o conhecimento do que são as atribuições e as competências de uma câmara municipal.

Os «políticos de palmo e meio», oriundos de cinco escolas, visitaram o centro escolar de S. Roque, o canil intermunicipal das Terras de Santa Maria e a pavimentação de uma rua na freguesia de Palmaz.

Foi uma manhã diferente para mais de duas dezenas de crianças que tiveram o privilégio de ficar a conhecer o trabalho de um presidente de Câmara.

Hermínio Loureiro, o autarca que gere os destinos de Oliveira de Azeméis, faz um «saldo extremamente positivo» da iniciativa. «O objectivo foi as crianças perceberem as tarefas de quem foi eleito e de como funcionam as autarquias», afirmou o autarca no final da visita.

«Os alunos e professores mostraram-se satisfeitos e foram curiosas as repercussões imediatas da visita uma vez que alguns alunos aproveitaram para pedir aos professores para a escola adoptar um cão enquanto outros alertaram para o facto da rua junto a sua casa ou de acesso à sua escola necessitarem de um novo tapete betuminoso», registou Hermínio Loureiro, elogiando as preocupações dos mais novos pelas questões da cidadania e da participação cívica.

«Foi, sem dúvida, uma manhã diferente mas muito interessante para quem todos os dias tem de tomar decisões importantes num concelho com 19 freguesias e com mais de 70 mil habitantes», disse.

Participaram na visita «políticos de palmo e meio» das escolas nº1 e 2 da EB1 de Oliveira de Azeméis, EB1 da Ponte (Santiago de Ria-Ul), EB1 Largo da Feira (Nogueira do Cravo) e EB 2,3 Dr. Ferreira da Silva (Cucujães).

• Visita ao canil intermunicipal das Terras de Santa Maria
  • Visita ao centro escolar de S. Roque
  • Visita ao canil intermunicipal Terras de Santa Maria
  • Visita à pavimentação de rua na freguesia de Palmaz