Autarquia inaugura exposição “A Nossa Freguesia” no dia em que celebra o 38º aniversário

Data: 16/05/2022

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugurou, hoje, a exposição itinerante “A Nossa Freguesia”, uma mostra destinada a promover a valorização do território oliveirense e que irá percorrer as 19 freguesias do concelho.

A inauguração integrou o programa de comemorações do 38º aniversário da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade, data que ficou assinalada ainda com a apresentação, ao início da tarde, do projeto de turismo industrial.

A exposição, composta por 22 painéis e patente na sede da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, culmina o projeto com o mesmo nome no qual foram envolvidas mais de 300 pessoas, 32 empresas e 25 entidades.

Desse “trabalho intenso”, como referiu o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, resultou “uma excelente recolha que faz a ligação do nosso passado ao nosso presente e ao futuro”.

O projeto tentou identificar e realçar as especificidades, a dinâmica, as tradições, os ofícios em desuso e o património das 19 freguesias do concelho mostrando aos visitantes o que de melhor e de mais genuíno se produz em cada freguesia, bem como as suas paisagens e riquezas naturais, económicas e culturais.

O presidente da Câmara sublinhou que são as “os fatores distintivos de cada uma das freguesias que nos transformam num todo e numa realidade mais rica”, frisando que “os oliveirenses têm razões para terem orgulho das suas terras e das suas gentes”.

Com o intuito de chegar às pessoas que não acedem ao mundo digital, a exposição foi pensada para atingir toda a população proporcionando a todos o acesso à informação sobre o melhor de cada freguesia.

A abertura da exposição contou ainda com a presença do presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Ul, Macinhata da Seixa e Santiago de Riba Ul, Manuel Alberto, dos deputados Bruno Aragão e Helga Correia, e de convidados, entre os quais participantes do projeto “A Nossa Freguesia”.

A exposição vai percorrer todo o concelho.

Veja aqui quando vai estar na sua freguesia.