Primeira Assembleia Municipal Jovem marcada pela empenhada participação democrática dos alunos

Data: 16/05/2023

O 39º aniversário de Elevação de Oliveira de Azeméis a Cidade contou, esta manhã, com a realização da primeira Assembleia Municipal Jovem, uma organização da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, da Câmara Municipal e dos cinco agrupamentos de escolas concelhias, sendo que o agrupamento de escolas Dr. Ferreira da Silva teve destaque como anfitrião desta sessão solene.

Partindo do tema «conhecimento e valorização de figuras ilustres do nosso concelho», os cerca de 70 deputados presentes prestaram homenagem a um vasto conjunto de figuras públicas com atuação em variadas áreas, desde a política, à ação cívica e social, à cultura, ao voluntariado, à etnografia, aos usos e costumes, ao desporto, à educação, à beneficência, à religião, entre outras.

Através do diálogo e da escolha democrática, mais de 700 alunos do 4º, do 8º e do 11º ano das escolas concelhias elegeram simbolicamente figuras marcantes da história coletiva de Oliveira de Azeméis, como António Joaquim Ferreira da Silva, Bento Carqueja, Ângelo Azevedo, Ápio do Carmo Assunção, José Augusto Bastos dos Santos, Antonieta Sobral, Maria Helena Ferreira, Albino Valente Martins, o Dr. António Vasconcelos, António Rodrigues, Maria Isabel Calejo, Padre Manuel Pires Bastos, Armindo Nunes e Severa Nunes, Luís Guilherme Conceição, Manuel Ferreira dos Reis, José Bento Pereira, Adelino Sá e Maria Emília Silva Soares.

As propostas apresentadas pelos deputados mostraram o total empenhamento das crianças e dos jovens em perpetuar a memória coletiva sobre a vida e obra das figuras homenageadas e sobre as ideias colocadas a votação que colheram o voto favorável da maioria dos presentes, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, saudou “a coragem e o envolvimento dos jovens em participarem ativamente neste projeto, na vida do seu concelho e na construção de um futuro mais comprometido e inspirador”.

O apelo à participação cívica e social dos mais jovens foi o principal objetivo deste projeto que espera, agora, ver concretizados os projetos apresentados, que se pautaram pela pertinência, pela qualidade e pela virtude dos conteúdos debatidos.