Mensagem 25 de abril

Data: 25/04/2021

Assinalamos hoje, pela 47ª vez, o 25 de abril.

Esta data histórica foi uma conquista coletiva a favor da liberdade e da conquista de direitos para a sociedade portuguesa.

Quase meio século depois, os portugueses deparam-se com outros desafios bem diferentes que exigem a mesma determinação e vontade daqueles que restituíram, há 47 anos, a liberdade ao nosso país.

A nossa liberdade, em particular a liberdade dos Oliveirenses não está posta em causa pela situação de emergência que vivemos há mais de um ano devido à pandemia Covid-19.

Foi a força, a luta e a resiliência advindas do espírito do 25 de abril que tem permitido aos Oliveirenses enfrentar e ultrapassar, passo a passo, este e outros momentos difíceis.

Este ano os capitães de abril são todos os profissionais que lutaram, dia e noite, para salvar vidas e a melhor forma de assinalarmos Abril é mantermo-nos unidos para vencer este terrível vírus.

Confio em todos os Oliveirenses, confio na sua capacidade de luta, na sua criatividade, no seu empreendedorismo, características que têm permitido ao longo destas décadas construir uma sociedade aberta, mais justa, mais plural e de afirmação de valores essenciais.

Que o tempo que vivemos seja de esperança, otimismo e confiança de todos, reforçando as conquistas de abril. E nada melhor este ano do que integrarmos no programa de comemorações a visão das crianças sobre esta data como forma de perpetuarmos a esperança num futuro melhor.

Joaquim Jorge Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis