Câmara Municipal anuncia os vencedores do concurso “Sabores de Azeméis” 2015

Data: 05/12/2015

Numa iniciativa inédita no distrito, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciou ontem, 04 de Dezembro, no Hotel Vale do Rio, os vencedores do “SABORES DE AZEMÉIS”, um concurso de gastronomia local com produção das Edições do Gosto. Baseado nos principais produtos regionais de referência que sustentam e enriquecem o receituário do concelho, a iniciativa abriu portas à participação de cozinheiros amadores e de restaurantes.

«O concurso Sabores de Azeméis teve a sua origem após a câmara municipal ganhar o prémio “Terra de Culinária 2015”», salientou o presidente da câmara na cerimónia de entrega dos prémios. «Após termos ganho a insígnia (Terra de Culinária 2015), oliveira de azeméis apostou em todos os seus espaços promocionais ao longo de todo o ano», salientou.

O presidente da Câmara referiu que «Oliveira de Azeméis tem muitos fatores de distinção em relação a outros concelhos, mas, orgulhosamente nós vamos apostar na gastronomia. Temos o melhor pão do mundo e queremos focar-nos na sua certificação».

Em forma de conclusão, o autarca assumiu o compromisso do concurso Sabores de Azeméis «passar a fazer parte dos eventos municipais, estando já reunidas as condições para se iniciar a preparação da segunda edição».

A primeira edição do concurso contou com o patrocínio de empresas da terra: Novarroz, Celar, Caçarola, Flama, Silampos, Beesweet, Vadia e Indulac. Foram também parceiros o Berço Vidreiro e o Parque Temático Molinológico.

O júri.

O painel de júri do “Sabores de Azeméis” é composto por referências da gastronomia nacional. A liderar a equipa esteve o Chefe Cordeiro, acompanhado por José Borralho (Presidente da APTECE); Olívia Rocha (vencedora da 2ª edição da Mesa dos Portugueses); Mestre Lindolfo Ribeiro (referência da gastronomia local e detentor do Restaurante “Lindolfo Ribeiro” no concelho de O. Azeméis), e ainda pela Engª Ana Soeiro (Qualifica – Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses).

Resultados do Concurso Restaurantes:

Diplomas de Participação:

• Restaurante Tasquinha Alentejana
  • Restaurante Feitoria dos Sentidos
  • Restaurante HC – Hotel Rural Vale do Rio

Diplomas de Bronze:

• Restaurante Sabores e Saberes
  • Restaurante Dom Gomado – Hotel Dighton
  • Restaurante E@tul
  • Restaurante Sportus Caffé

Diplomas de Prata:

• Quinta de Santiago
  • Restaurante Casa Ibérica

Diploma de Melhor Promoção e Comunicação:

• Restaurante D. Filipe

Diplomas de Ouro:

• Restaurante Taberna da Pica
  • Restaurante Dom Filipe
  • Quinta do Caima

Resultados do Concurso Cozinheiros Amadores:

• 1º Lugar - Paula Medeiros - Coelho bravo em cama de pão de Ul
  • 2º Lugar - Rita Sousa – Lombo de bacalhau com presunto envolto em massa de pão de Ul com juliana de legumes
  • 3º Lugar - Denise Mota – Biscoitos de milho com doce de mirtilo

Paula Medeiros recebe um prémio no valor de 2500€. (1000€ monetários e 1500€ em produtos da Silampos, Celar, Indulac, Celar, Novarroz, Cerveja Vadia, Beesweet e Flama). Recebe ainda um voucher para um jantar no restaurante Chefe Cordeiro, um voucher no Restaurante Alma by Henrique Sá Pessoa e um voucher para duas pessoas no Hotel Nau Vintage de duas noites.

Rita Sousa recebe um prémio no valor de 1500€ (500€ monetários e 1000 em produtos da Silampos, Celar, Indulac, Celar, Novarroz, Cerveja Vadia, Beesweet, Flama e Berço Vidreiro). Recebe ainda um voucher para um jantar no restaurante Chefe Cordeiro ou no Restaurante Alma do chefe Henrique Sá Pessoa.

Denise Mota recebe um prémio no valor de 800€ (250€ monetários e 550€ em produtos da Silampos, Celar, Indulac, Celar, Novarroz, Cerveja Vadia, Beesweet e Flama). Recebe ainda um voucher para um jantar no restaurante Chefe Cordeiro ou no Restaurante Alma by Henrique Sá Pessoa.

Diplomas de Participação:

• Sandra Rolão - Pão de Ul com recheio de bacalhau
  • Rita Ribeiro de Sousa - Açorda de ovas e camarão com lâminas de bacalhau em pão de Ul
  • Emília Oliveira - Tentação doce
  • Maria Regalado - Doce de pão