Empresa oliveirense distinguida com o prémio PME Inovação

Data: 11/11/2010
A nova tecnologia da Polisport, exclusiva a nível mundial, «tornou possível a fusão de grafismos em diversos componentes» sendo uma alternativa aos adesivos autocolantes com elevada resistência, aderência e durabilidade das decorações

O prémio PME Inovação 2010 foi atribuído á «Polisport Plásticos SA», empresa de Oliveira de Azeméis ligada à produção de acessórios em plástico nos segmentos de moto e bicicleta.

A distinção, atribuída pela COTEC- Associação Empresarial para a Inovação – em parceria com o BPI e o jornal Público, premiou a inovação tecnológica da empresa oliveirense que já em 2009 tinha sido distinguida com uma menção honrosa.

«Pela primeira vez uma empresa ligada de forma embrionária à produção de acessórios para veículos de duas rodas é distinguida em solo nacional pela sua capacidade de inovação tecnológica», afirma a empresa, em comunicado.

A empresa, instalada na freguesia de Carregosa, caracteriza a sua produção pela inovação onde o recurso à tecnologia IPD (Inmold Plastic Decals) na produção das peças plásticas abriu-lhe as portas ao fornecimento de componentes aos principais construtores europeus de motos: BMW, KTM, Husqvarna, Gas Gas e Suzuki.

A nova tecnologia, exclusiva a nível mundial, «tornou possível a fusão de grafismos em diversos componentes» sendo uma alternativa aos adesivos autocolantes com elevada resistência, aderência e durabilidade das decorações, além de ser um produto reciclável.

«As vantagens são económicas, ecológicas, práticas e estéticas», afirmou Pedro Araújo, administrador da empresa. «Hoje a tecnologia IPD é, por si só, responsável por 7% das nossas vendas e pela posição de destaque da Polisport no seu mercado», explicou.

Apenas 3% da produção é destinada ao mercado português. Os restantes 97% são exportados para 62 países dos cinco continentes mas a China, onde a Polisport marcou presença este ano na Feira de Xangai, é um mercado que a empresa quer conquistar.

«Temos de ir para onde está o crescimento», afirma o administrador da empresa que este ano deverá atingir um volume de negócios de 16 milhões de euros.

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, considera a «Polisport» um exemplo. «Trabalhamos diariamente para que as nossas empresas sejam cada vez mais competitivas, apostando na qualidade e na inovação», refere.

O prémio PME Inovação foi entregue pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para quem «o contributo das PME’s inovadoras é incontornável para a consolidação de um novo modelo para a economia portuguesa».

Já Artur Santos Silva, presidente do júri e membro do concelho de administração do BPI afirmou que a «Polisport atingiu um dos mais elevados ‘Innovation Scores’ das empresas concorrentes, demonstrando uma elevada capacidade para implementar processos e tomar decisões que influenciam a capacidade de inovação tecnológica com proveitos consideráveis nos seus resultados».

A «Polisport» foi fundada em 1981 produzindo hoje uma gama completa de produtos para motos e bicicletas. As áreas da inovação e internacionalização foram sempre uma preocupação, ao lado da investigação e desenvolvimento onde foram gastos, em 2009, 789 mil euros.

O prémio PME Inovação é entregue anualmente pela COTEC, uma associação empresarial com 141 PME associadas fundada em 2003 com o objectivo de promover a competitividade das empresas portuguesas através de uma cultura de criatividade e inovação.

• Empresa produz acessórios de plástico nos segmentos moto e bicicleta para as principais marcas mundiais
  • Logotipo da COTEC - Associação Empresarial para a Inovação
  • Instalações da empresa «Polisport Plásticos SA» na freguesia de Carregosa, Oliveira de Azeméis
  • Entrega do prémio a Pedro Araújo, administrador da Polisport, pelo Presidente da República, Cavaco Silva. Foto: COTEC (http://www.cotecportugal.pt/)