Enorme calor humano na chegada da 6ª etapa da Volta a Portugal a Oliveira de Azeméis

Data: 05/08/2015
6ª Etapa - Chegada

As temperaturas altas, próprias do mês de agosto, envolveram-se com um enorme calor humano na chegada da 6ª etapa da Volta a Portugal a Oliveira de Azeméis.

No dia em que a festa do ciclismo se prolongou noite dentro, com a banda portuguesa Expensive Soul no Parque de La Salette, e a Festa da Volta no Magnólia Club (Zona Industrial de Oliveira de Azeméis) com uma “jornada atlética” a fundir o desporto à música e à diversão noturna, fica na memória de todos o «mar de gente» que invadiu a cidade para receber os ciclistas da 6.ª etapa. Etapa que ficará na história devido à desclassificação do português José Gonçalves. Ciclista português que corre pelas cores da Caja Rural-Seguros RGA foi o primeiro a cruzar a linha de meta mas o Colégio de Comissários penalizou uma mudança de trajetória no sprint final, considerando-o por isso  irregular, e a vitória foi atribuída ao Camisola Amarela Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) que terminou logo atrás.

Prestes a subir ao pódio para ser consagrado herói do dia, Gonçalves teve conhecimento da decisão dos comissários e um profundo descontentamento inundou-lhe o rosto e embargou-lhe a voz. Os comissários desclassificaram-no atribuindo-lhe o último lugar do grupo em que estava integrado além de uma penalização de 30 segundos.

Pelo lado de Gustavo Veloso, apesar de sair vencedor, também não havia alegria. “Não gosto de ganhar assim, com este tipo de polémicas, gostava de vencer tranquilo e satisfeito. Não consigo dizer se é uma boa decisão. Também eu tive dúvidas. Nestas chegadas não sabemos o que fazemos”, referiu o galego.

Hoje, em dia de descanso, a Volta a Portugal esteve por terras de La Salette e foi dedicada aos cicloturistas que participaram na 9ª Etapa da Volta RTP Vitalis. Com dois percursos, de 100 e 73 quilómetros, esta jornada de ciclismo e convívio passou por alguns dos mais bonitos cenários do concelho de Oliveira de Azeméis, com a Ria de Aveiro a servir de pano de fundo durante alguns quilómetros.

A 9ª Etapa da Volta RTP Vitalis foi também uma homenagem ao falecido corredor Bruno Neves, natural de Nogueira do Cravo, freguesia de Oliveira de Azeméis, onde os participantes fizeram uma paragem para abastecimento.

Integrada na jornada cicloturista aconteceu ainda a Classe Vintage, que teve como objetivo promover o património histórico ligado à Volta a Portugal e ao ciclismo no mundo. Os mais novos, apadrinhados por glórias do ciclismo português, participaram na Mini Etapa da Volta.

A competição da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros regressa às estradas amanhã com a etapa rainha: a longa subida ao topo da Serra da Estrela pela dificílima vertente da Covilhã. A sétima etapa vai partir de Condeixa-a-Nova, uma estreia no mapa da competição.