Escavações arqueológicas em Cesar “contam” história do concelho

Data: 31/07/2015
Escavações arqueológicas em Cesar

O sítio arqueológico do Monte Calvo, na serra do Pinheiro, em Cesar, foi alvo de um campanha de escavações arqueológicas, fruto de uma parceria entre o Município de Oliveira de Azeméis e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, operacionalizada pelo Instituto de Estudos Medievais.
O interesse e curiosidade pelo espaço não constituem uma novidade e diversas publicações lançam pistas e fazem referência à existência e vestígios arqueológicos. Assim, a constituição desta parceria permite estudar o povoamento do território correspondente ao concelho, entre o segundo milénio a.C. e o primeiro milénio d.C.
De acordo com os responsáveis pelos trabalhos, “o sítio do Monte Calvo pareceu reunir as condições ideais para a realização de trabalhos que possibilitassem a recolha de informação sobre a ocupação do território, sendo um monte com um excelente domínio de paisagem, vertentes íngremes que possibilitam uma boa defesa natural, e próximo de linhas de água”.
Após realizarem duas sondagens, escavadas manualmente e implantadas implantadas em dois pontos distintos, não foi possível identificar um nível de ocupação do sítio arqueológico, ou seja, não foi possível estabelecer uma relação entre a presença de espólio arqueológico com um período de atividade do povoado. De igual modo, não se identificaram vestígios de estruturas, sejam elas muros, valas, ou silos.
Apesar disso, a equipa adiantou que face à quantidade significativa de espólio recolhido, será possível, após uma análise mais detalhada, caracterizar o povoado quanto à sua época e história. Numa primeira avaliação, o facto de existir um número significativo de cerâmica manual conjugada com as formas e tipo de decoração sugerem que o povoado do Monte Calvo terá tido o seu pico de ocupação durante a Idade do Bronze, o que corresponde ao segundo milénio a.C.
Os trabalhos serão retomados em 2016, prevendo-se a abertura de novas sondagens, cujos resultados adicionais permitirão uma interpretação mais segura do sítio arqueológico e do seu papel no povoamento do território que hoje corresponde ao concelho de Oliveira de Azeméis.