Novo ‘espaço verde’ vai nascer no largo da Feira dos Onze

Data: 12/04/2013

Lazer, recreio e estadia são as premissas base que regem o novo projeto de requalificação para o largo da Feira dos Onze, em Oliveira de Azeméis, apresentado ontem a toda a comunidade.

«Vamos criar uma área que junte todas as gerações para um usufruto comum», afirmou o vereador do pelouro do ambiente da Câmara Municipal.

De acordo com Isidro Figueiredo, «o principal conceito do projeto desenvolvido para o ‘novo’ parque passa pela vivência ao ar livre, através da prática desportiva e onde o peão é a figura principal».

O autarca reconhece que este é um «largo de referência com enorme valor simbólico na cidade» pelo que, o seu futuro foi pensado «tendo em conta os tempos em que vivemos».

«Não queremos fazer uma obra megalómana, mas antes algo agradável, com linhas simples e a baixo custo», acrescentou, mencionando o valor do projeto apresentado na ordem dos 50 mil euros.

Isidro Figueiredo está convicto que, se tudo correr conforme o planeado, e após alguns ajustes ao projeto, ainda este verão vai «renascer uma ‘nova’ Feira dos Onze».

O espaço, que será interligado através de um percurso associado a um ginásio ao ar livre e a um circuito de manutenção, prevê lugar de estacionamento para 12 viaturas dentro dos limites do jardim.

«A reflorestação com espécies devidamente selecionadas, que permitam uma harmonia não só daquele espaço, mas também de toda a cidade, foi outro dos aspetos que tivemos em consideração», referiu Maria Luís, técnica responsável pelo projeto.

Recorde-se que o projeto exposto resulta de um conjunto de sugestões enviadas pelos munícipes, até ao dia 15 de fevereiro, à Câmara Municipal.