Oliveira de Azeméis: concurso único no país premeia jovens músicos

Data: 25/03/2016
Duas centenas e meia de jovens músicos participaram na 11ª edição do Concurso Internacional de Sopros Terras de La Salette

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette encerrou hoje em Oliveira de Azeméis com a entrega do prémio “Aldina Valente” ao músico Noémio Cardoso Gonçalves, um galardão instituído pela primeira vez desde que o evento foi criado em 2006.

O último dia do concurso ficou marcado com a realização do concerto dos laureados e a entrega de prémios especiais às jovens participantes Cristiana Custódio e Barbosa Barros que, a 16 de maio, irão atuar a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras no dia em que Oliveira de Azeméis comemora 32 anos de elevação a cidade.

“Estamos claramente a apostar na juventude, no seu futuro e na qualidade da sua formação”, afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, no encerramento do evento que reuniu, durante três dias, duas centenas e meia de jovens músicos nacionais e estrangeiros.

“Temos uma estratégia bem alicerçada e definida em termos musicais que passa por apoiar as seis bandas que existem no concelho na vertente da formação e em investir na Academia de Música onde se tem vindo a apostar na vocação musical dos jovens”, sublinhou.

“O trabalho de formação musical é o caminho que nos garante o futuro”, assegurou Hermínio Loureiro, mostrando-se satisfeito por “se respirar talento” em Oliveira de Azeméis e “os instrumentos de sopro terem futuro assegurado”.

Este ano o concurso registou 249 concorrentes, dos quais 143 executantes foram masculinos e 106 femininos. A classe de madeiras registou mais participantes (162) e a de metais 87 músicos. Pela primeira vez um membro estrangeiro integrou o júri do concurso, segundo anunciou a vereadora da cultura, Gracinda Leal.

“O concurso continua a ser uma referência no panorama da música portuguesa”, continuando a “despertar novos talentos”, disse.

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette é organizado pela Câmara de Oliveira de Azeméis em parceria com a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA).

Segundo o seu responsável, António Grifo, “o concurso tem dignificado o concelho” numa altura em que o concurso vai no quinto ano de internacionalização.

A forte adesão que registou logo na primeira edição, de carácter local e regional, resultou no alargamento do concurso a nível nacional em 2008 e, em 2012, a sua abertura a músicos de outros países. O sucesso do evento reflete a aposta da autarquia na cultura, em particular na música.

Ficheiros para download