Autarquia vai criar centro de artes na antiga Garagem Justino

Data: 19/12/2018

A Câmara de Oliveira de Azeméis anunciou a compra do edifício da antiga Garagem Justino com o objetivo de o transformar num centro de artes.

Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, a intenção é de “fazer deste espaço um grande centro cultural onde tenhamos formação nas artes plásticas e disponibilizemos ao público exposições permanentes com artistas locais, nacionais e internacionais”.

A compra do imóvel, ocupado durante várias décadas como oficina de reparação automóvel, permitirá à autarquia investir no campo das indústrias culturais, um setor ao qual o autarca de Oliveira de Azeméis dá muita importância, referindo que “do conjunto dos países da OCDE esse segmento já representa sete por cento do Produto Interno Bruto”.

O autarca afirma que “ignorar esta realidade e a importância que as indústrias culturais e o turismo representam para os territórios é estar fora do nosso tempo”.

“Com a aquisição deste edifício estamos a dar um passo significativo no sentido de termos no domínio das indústrias culturais uma resposta estratégica de valorização e de afirmação do nosso território e da nossa realidade cultural”, afirmou Joaquim Jorge numa breve declaração aos jornalistas.

O novo equipamento cultural pretende proporcionar formação artística disponibilizando aos jovens ateliers onde eles possam desenvolver as suas aptidões nos mais variados domínios artísticos como a pintura, escultura, modelagem de barro, entre outras áreas.

O autarca explica que, além da formação e criatividade artística, o objetivo é “termos aqui interatividade e manifestações culturais provenientes de várias regiões do país e do mundo”.

O autarca oliveirense quer “formar e despontar a criatividade e o talento concelhio nas artes” transformando a antiga oficina automóvel “numa resposta global que permita ao concelho posicionar-se ao nível das indústrias culturais, da culturalidade e da formação de novos públicos”.

A reabilitação do edifício permitirá reforçar a oferta dos dois equipamentos que funcionam na proximidade, o museu regional e o cineteatro Caracas, criando um polo de grande centralidade e dinamizador de eventos com respostas integradas.

A compra da antiga garagem, já aprovada em reunião do executivo, custará à autarquia 550 mil euros mediante um pagamento inicial de 50 mil euros e a liquidação da restante verba em 36 prestações mensais de 13 889 euros.

O edifício, localizado no centro da cidade, conta com três pisos e uma área total de cerca de três mil metros quadrados.