Concurso junta melhores músicos nacionais de sopro

Data: 15/02/2011
Concurso nacional de instrumentos de sopro reúne anualmente centenas de músicos de todo o país

O IV concurso nacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette», que se realiza entre os dias 16 e 20 de Abril, assume-se já como «uma referência musical no país», afirmou Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis.

«Estamos a colocar Oliveira de Azeméis na rota da música», afirmou o autarca, lembrando que a edição de 2010 teve a participação de 327 concorrentes de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

«O concelho possui forte tradição musical através da existência de uma academia de música e de algumas bandas filarmónicas onde os instrumentos de sopro têm um papel fundamental», disse o autarca social-democrata.

«Apesar das dificuldades financeiras do país continuamos a apostar na cultura e, em particular, na vertente musical», reforçou.

Segundo Hermínio Loureiro, a iniciativa tem registado, desde a primeira edição, uma participação crescente de músicos e de qualidade musical. «O júri é exigente o que é uma garantia para o sucesso e para elevar os níveis de desempenho dos concorrentes», disse.

Segundo a vereadora da cultura, «o evento tem como objectivo despertar o gosto pela música e o aparecimento de novos talentos musicais».

«A autarquia apostou, e bem, neste projecto que leva bem longe o nome de Oliveira de Azeméis», disse Gracinda Leal, reconhecendo o contributo da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA) no êxito do evento.

Para António Grifo, presidente da FAMOA, «o concurso orgulha o concelho e tem suscitado o envolvimento da comunidade oliveirense no acolhimento dos músicos e familiares».

O IV concurso nacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette» é promovido pela autarquia, em parceria com a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis.

A competição, dividida nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior, está aberta a músicos nas categorias de madeiras e metais e decorre no cine teatro Caracas, Academia de Música de Oliveira de Azeméis e escola secundária Soares Basto.

Os prémios serão entregues no dia 21 de Abril, pelas 17h00, no concerto dos laureados, a realizar no cine teatro Caracas.

O prazo de inscrições termina a 11 de Março. Outras informações podem ser solicitadas na secção de gestão e animação dos equipamentos sócio-culturais da autarquia através dos telefones 256 682408 e 256 600621 ou pelo e-mail [email protected].

• Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, Gracinda Leal, vereadora da cultura, e António Grifo, responsável da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, apresentaram os objectivos do concurso nacional de música