Pedro Baptista vence a 16º edição do Concurso Agostinho Gomes

Data: 30/10/2015
Pedro Baptista vencedor da 16º edição do Concurso Agostinho Gomes

A Câmara de Oliveira de Azeméis entregou os prémios aos vencedores da 16ª edição do concurso de poesia Agostinho Gomes.

O vencedor da edição deste ano foi Pedro Baptista com o poema «Sob epígrafe de Agostinho Gomes».

O júri distinguiu também com o segundo lugar Joaquim Rato, com a poesia «Vende-se o  coração» e o terceiro lugar, com o trabalho «Assimetria dos lábios», foi para Carla Pais.

À semelhança das edições anteriores foi ainda atribuído pelo júri o Prémio Revelação Juvenil, a Paulo Júnior com a poesia «Promontório».

A cerimónia de entrega dos prémios ofereceu ao público, que encheu o salão polivalente da biblioteca municipal Ferreira de Castro, um recital de poesia declamado pelas alunas Mariana Pereira, Ana Carolina, Raquel, Daniela Silva e Mariana Santos da turma 9ºD da Escola Secundária Ferreira de Castro, recordando assim, poesias vencedoras ao longo de 16 anos de edição. O recital de poesia contou também com a atuação dos alunos Pedro Gaspar e Flávio Vitória da Academia de Música de Oliveira de Azeméis que protagonizaram belíssimas interpretações de guitarra clássica. As poesias premiadas foram declamadas por Tavares Ribeiro e Carminda Oliveira.

Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, tem como objetivo estimular a produção de originais de poesia e simultaneamente homenagear o poeta Agostinho Gomes, um grande vulto da poesia do município, natural da freguesia de Cucujães. Esta edição envolveu a participação de 679 concorrentes e um total 1169 trabalhos admitidos.

Gracinda Leal, Vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, felicita todos os concorrentes no concurso, em particular os que alcançaram lugar de destaque, referindo que  "com poesia na nossa vida diária o mundo seria muito melhor". Palavras de agradecimento que endereçou também aqueles que tornam possível a realização deste concurso.

A cerimónia teve lugar na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Cerimónia de Entrega de Prémios

Posted by Azeméis é Vida on Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015