Mais de 350 músicos de seis países competem no concurso «Terras de La Salette»

Data: 06/03/2012
Músicos de 140 concelhos participam no concurso internacional de instrumentos de sopro

O concurso internacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette», que se realiza entre os dias 30 de Março e quatro de Abril na cidade de Oliveira de Azeméis, vai ter a participação superior a três centenas e meia de músicos portugueses e estrangeiros.

Até ao dia 27 de Fevereiro, data em que terminou o prazo das inscrições, a organização recebeu mais de 350 candidaturas de músicos portugueses e de outros países como Brasil, Espanha, França, Roménia e Ucrânia.

Na edição de 2012 prestarão provas perante o júri candidatos de 140 concelhos de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. Pela primeira vez o concurso é aberto a músicos de todo o mundo concorrendo, nesta primeira edição internacional, representantes de cinco países.

O número de inscrições deste ano seguiu a tendência das edições anteriores, ultrapassando sempre as três centenas de concorrentes, mantendo um elevado nível de procura e participação.

A primeira edição do concurso de instrumentos de sopro, com carácter local e regional, realizou-se em 2006 com a participação de 92 jovens músicos. No ano seguinte o evento reuniu 101 músicos, número que, sucessivamente, tem aumentado.

Em sete anos de vida, o concurso tem-se mostrado apetecível atraindo músicos de concelhos do norte a sul do país. Entre 2006 e 2012, o evento passou de 16 para 139 concelhos participantes.

A elevada adesão e a qualidade dos músicos levou a autarquia a alargar o âmbito do concurso a todo o país. Em 2012 a competição abriu as portas ao mundo, confirmando a sua institucionalização como um dos principais concursos musicais de referência no país.

«A abertura do evento a músicos de todo o mundo reflete o reconhecimento público à aposta da autarquia na cultura e, em particular, na promoção dos valores musicais num concelho caracterizado por uma forte cultura musical», afirma Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis.

O concurso admite concorrentes em instrumentos de metais (trompete, trompa, trombone tenor, trombone baixo e tuba/bombardino) e de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone).

A competição está dividida nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior, decorrendo nas instalações do cine-teatro Caracas e noutros espaços da cidade de Oliveira de Azeméis.