Vale a pena vir ao Mercado!

Data: 14/05/2016

Gastronomia, artesanato e muita animação são as principais atrações deste mercado à moda antiga que vai dar a conhecer os usos e costumes que continuam a marcar a identidade do povo.

Oliveira de Azeméis acolhe hoje e amanhã o encontro de sabores e tradições.

A recriação de um mercado à moda antiga vai juntar largas dezenas de pessoas que, vestidas a rigor, irão apregoar os seus produtos, ao mesmo tempo que asseguram alguns momentos de animação musical.

De acordo com Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal, «este é um fim de semana inesquecível valendo a pena vir até Oliveira de Azeméis».

Vestidos com os seus trajes tradicionais, os participantes vão animar este mercado, vendendo o que “há de mais saboroso e tradicional” e surpreendendo também quem passa com o famoso “pregão” que, numa voz forte e pujante, irá apregoar o que vai sendo feito em cada barraquinha.

E não faltarão sugestões de boas iguarias. As pataniscas de bacalhau, as fêveras, o porco assado, o caldo verde e os rojões são alguns dos petiscos que podem ser saboreados na cidade.

A nível da doçaria são também muitas as propostas, estando em destaque as queijadas, a regueifa doce, os bolos secos, as rabanadas e a aletria.

Ao mesmo tempo que contribui para o dinamismo do centro histórico da cidade, este encontro é também uma forma de os grupos participantes angariarem alguma receita extra que lhes permita dar continuidade aos seus projetos.

Para completar o ambiente do mercado à moda antiga só falta mesmo a animação. Ao longo do dia sucedem-se os momentos musicais e também alguns apontamentos de teatro, completando assim este programa que aproxima a cultura popular da população.