«Seniorgym» põe 1300 seniores a fazer actividade física

Data: 26/05/2011

Mais de 1300 seniores de todo o país encontram-se este sábado em Oliveira de Azeméis no âmbito da sexta edição do Seniorgym - Festival Nacional de Ginástica, Saúde e Vida Activa.

Os participantes começam a chegar à cidade logo ao início da manhã para cumprir um programa que só termina ao final da tarde. Até deixarem Oliveira de Azeméis os seniores com mais de 50 anos vão participar em muitas actividades que incluem aulas de grupo, jogos tradicionais, caminhadas, a Feira da Saúde e da Actividade Física e animação musical.

O programa envolve ainda a realização de workshops de aeróbica, treino funcional, pilates, yoga, biodanza, danças de salão e ténis. As actividades repartem-se por vários espaços e pela Praça da Cidade, o local privilegiado das acções.

O jardim público, o relvado sintético da União Desportiva Oliveirense (UDO), o Clube de Ténis de Azeméis e os pavilhões municipal, da UDO e da escola Soares Basto são alguns dos locais onde estarão centradas as actividades.

O evento, que reúne anualmente milhares de participantes com mais de 50 anos, é uma parceria entre a Federação de Ginástica de Portugal, a autarquia e a empresa municipal GEDAZ, realizando-se, pela primeira vez, no norte do país.

A iniciativa, com a participação de cerca de 30 grupos e entidades, junta seniores de todo o país ao longo de um dia com um único objectivo: divulgar a prática do exercício físico entre a população idosa.

O município de Oliveira de Azeméis, com 224 seniores, é a entidade com maior número de representantes, seguido das autarquias de Sesimbra (135) e do Barreiro (103).

As duas primeiras edições do Seniorgym realizaram-se em Mafra e, nos anos seguintes, na vila de Óbidos, Torres Vedras e cidade de Évora.

Em 2011 cabe à autarquia de Oliveira de Azeméis acolher o VI «Seniorgym», um evento que se enquadra na aposta da autarquia em promover a actividade física junto dos idosos.

O município promove, desde 2004, o programa desportivo «Viver Melhor», um projecto dirigido à população com mais de 60 anos e destinado a incentivar a prática de actividade física que proporcione aos idosos melhor qualidade de vida e estilos de vida saudáveis.